Desporto

Terras de Sicó quer promover território e estreitar laços com desporto escolar e de natureza

17 fev 2023 09:46

Reunião com os vereadores do Desporto de Alvaiázere, Ansião, Condeixa-a-Nova, Penela, Pombal e Soure

terras-de-sico-quer-promover-territorio-e-estreitar-lacos-com-desporto-escolar-e-de-natureza
Associação aposta em estreitar laços concelhios
Fotografia: Luke Baum@Unsplash

Como promover a beleza e potencial turístico e económico da zona da Serra de Sicó? A resposta, entende a Terras de Sicó, reside na prática desportiva, potenciada pelo trabalho em rede, nesta e outras áreas, englobando os vários municípios que fazem parte desta Associação de Desenvolvimento.

Em reunião com os vereadores com o pelouro do Desporto e técnicos superiores, dos concelhos de Alvaiázere, Ansião, Condeixa-a-Nova, Penela, Pombal e Soure, na semana passada, foi delineada uma nova plataforma para partilha de experiências e iniciativas de interesse comum.

Para já, da sessão resultou a criação de uma agenda desportiva, aberta a novas iniciativas que captem novos públicos, oferecendo novas propostas de animação e promoção do território.

Foi feito ainda um levantamento das associações, agentes e operadores turísticos com intervenção no território, aproveitando-se ainda a ocasião para a criação de condições para a dinamização da Grande Rota 26.

"Foi proposto pelo grupo de técnicos a concepção de uma iniciativa associada à dinamização da GR 26 – animação dos oito percursos temáticos com a população sénior/universidade sénior e perspectivar a possibilidade de fixar a partir" de 2024, no território da Terras de Sicó "a realização de uma prova anual de Granfondo & Gravel e a organização de um Trail Running Terras de Sicó, com uma prova em cada concelho", refere uma nota da associação.

No âmbito do desporto escolar, foram avançadas duas iniciativas, entre as propostas para 2023. A primeira será um encontro escolar de atletismo, realizado na pista coberta da Expocentro em Pombal e o torneio de natação "Águas mil”, aberto a quem não compete e uma iniciativa de desporto adaptado nas piscinas municipais dos municípios.