Sociedade

Terras de Sicó deu mais um passo para a candidatura da “Arte de construção de muros em pedra seca” como Património Imaterial da UNESCO

8 out 2022 08:00

Apresentado “Roadmap – 2023”, do dARQ da Universidade Coimbra e a Terras de Sicó, no âmbito da valorização das Aldeia do Calcário

terras-de-sico-deu-mais-um-passo-para-a-candidatura-da-arte-de-construcao-de-muros-em-pedra-seca-como-patrimonio-imaterial-da-unesco
Medidas salvaguardam a paisagem geológica e combatem o despovoamento crescente
ONGR

Durante as Jornadas Internas de Avaliação e Progresso da Terras de Sicó - Associação de Desenvolvimento, que se realizaram em Penela, foi apresentada a estrutura da equipa técnica interdisciplinar que irá liderar o processo de inscrição da “Arte de construção de muros em pedra seca” no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, etapa obrigatória antes do pedido de candidatura a Património Imaterial da Unesco.

O colectivo será coordenado pelo arquitecto Nuno Ribeiro Lopes.

A ocasião foi ainda aproveitada para dar a conhecer a equipa técnica focal dos municípios envolvidos, a proposta de trabalho e o cronograma.

"A inscrição desta manifestação no referido inventário, e posterior candidatura à Unesco, pretende afirmar o valor do saber local de raízes ancestrais e, ao mesmo tempo, salvaguardar a paisagem desta unidade geológica e combater o abandono" e o despovoamento crescentes, refere a Terras de Sicó em nota. 

Durante os trabalhos com os representantes dos concelhos que integram a associação, foi igualmente apresentado o painel “Roadmap – 2023”, no âmbito do protocolo de colaboração entre o dARQ da Universidade Coimbra e a Terras de Sicó, que tem permitido a realização trabalhos académicos sobre as aldeias de calcário. 

Está em curso uma acção piloto cujo objectivo é tornar as Aldeias de Calcário em "pólos de multifuncionalidade, agregadores sociais, centros de saber e experiência", e reforçar a atractividade da rede urbana no espaço rural das Terras e Serra Sicó́ para a instalação de novas actividades geradoras de emprego e para a residência. 

Neste âmbito, para o biénio 2022/2023, foi aprovada a publicação de um livro, bilingue, dedicado aos projectos e estratégia desenvolvida para a Rede de Aldeias de Calcário pelos finalistas do mestrado integrado em Arquitectura da Universidade de Coimbra, com trabalhos de estudantes que já defenderam as suas dissertações ou que irão defender.

Também foi aprovada a realização de um evento dedicado à valorização do património vernáculo construído de Sicó, em articulação com o processo de classificação de Área de Paisagem Protegida e com o projecto de candidatura Arte de construção de muros em pedra seca. Maciço de Sicó́ a Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Estão ainda previstas oficinas de saberes tradicionais em Sicó – queijo, pão, mel, construção vernácula – com a participação de moradores das aldeias na qualidade de formadores e das associações comunitárias, e dirigidos especialmente a jovens. 

Por fim, objectivo agregador eleito pelos municípios será a futura constituição do Laboratório – LAB SICÓ.