Viver

Tese de mestrado que é injecção de optimismo para doentes oncológicos

28 jan 2020 15:30

Iniciativa solidária de Marcelo Chagas, de Peniche

tese-de-mestrado-que-e-injeccao-de-optimismo-para-doentes-oncologicos
Ex-aluno do Politécnico de Leiria tem projecto inovador
DR
Raquel de Sousa Silva

Marcelo Chagas, de 31 anos, é natural de Atouguia da Baleia, no concelho de Peniche. Depois de se licenciar em Comunicação Social, na Escola Superior de Educação de Coimbra, apostou no mestrado, na área do Marketing e da Produção Turística, na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, do Politécnico de Leiria.

Havia, no entanto, uma premissa para o seu mestrado, explica Marcelo Chagas ao JORNAL DE LEIRIA. Não queria que do mestrado resultasse uma mera tese. O seu objectivo era produzir “algo de palpável e de construtivo”.

E assim nascia uma ideia, que promete mudar a vida de muitos doentes oncológicos. Inspirado num programa de ocupação que conheceu através de uma associação, Marcelo Chagas desenvolveu um projecto que concebe férias adaptadas a doentes oncológicos, que já tenham terminado tratamentos e que tenham recuperado mais independência e mobilidade.

O objectivo é que estes possam desfrutar de alojamento num hotel, com amigos ou familiares, usufruindo de actividades como meditação, yoga, caminhadas ou passeios a cavalo, “sempre adaptadas à sua condição física, de forma a evitar cansaço ou sensações negativas”, sublinha o jovem.

O intuito principal é que estes doentes recuperem a esperança de poder voltar a viajar e a desfrutar de férias depois de um processo de tratamento que pode ser violento, frisa Marcelo Chagas. Uma vez terminado o mestrado, em 2018, intitulado O Impacto das Férias na Esperança, Bem-estar e Florescimento do Doente Oncológico - Programa de Férias de Recuperação para Doentes Oncológicos, Marcelo Chagas conseguiu emprego como recepcionista num campo de golfe, onde alia o seu gosto pelo gosto e pela comunicação com o público.

E, uma vez ligado ao ramo turístico, o jovem tem conseguido estabelecer contacto com unidades hoteleiras que poderão acolher este seu programa de férias adaptado.

Entretanto, para financiar este programa, Marcelo Chagas está a desenvolver uma iniciativa pa

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ