Sociedade

Três novos trilhos pedestres para conhecer em Figueiró dos Vinhos

5 ago 2020 12:59

Património natural para descobrir no interior do distrito de Leiria

tres-novos-trilhos-pedestres-para-conhecer-em-figueiro-dos-vinhos
Lançados três novos trilhos
Ricardo Graça/Arquivo

"Consciente da actratividade que o património natural apresenta e da importância que o contacto com a natureza tem para a preservação do território, o Município de Figueiró dos Vinhos implementou três novos trilhos pedestres", anuncia a Câmara.

"Têm em comum o facto de percorrerem territórios em que os cursos de água assumem uma grande importância e permitem aos seus utilizadores refrescarem-se e sentirem a natureza", especifica a Autarquia.

Um dos percursos fica na zona dos Moninhos Fundeiros, junto ao edifício-escola, que irá ser reabilitado, atravessando a aldeia que ainda mantém alguns traços de ruralidade, e que depois segue até à Ribeira de Alge - Pego, "um local magnífico onde o património natural permanece preservado", prpssegue a Câmara.

Na zona do Vale do Rio existem dois novos trilhos: ambos se iniciam junto à Capela do Vale do Rio, sendo que um liga ao Rio Zêzere (ida e volta, pelo mesmo trajecto) e outro conhecido como o “trilho da cascata” circunda a aldeia e, num trajecto circular, permite conhecer uma cascata e percorrer uma ribeira de forma muito atractiva.

Ambas as intervenções tiveram a participação activa das associações locais, a Associação Cultural Escola dos Moninhos e a Associação de Amigos do Vale do Rio, e são co-financiadas pelo FEADER-LEADER no âmbito do PDR2020 - Renovação das aldeias.