Sociedade

Tribunal de Leiria condena 12 arguidos pelo crime de tráfico de droga

10 nov 2021 15:04

Não se provou que os restantes 15 arguidos estivessem envolvidos no tráfico

tribunal-de-leiria-condena-12-arguidos-pelo-crime-de-trafico-de-droga

O Tribunal Judicial de Leiria condenou hoje 12 arguidos pelos crimes de tráfico de estupefacientes a penas entre os seis anos de prisão e um ano e seis meses de pena suspensa, entre os 27 que estavam em julgamento.

O colectivo de juízes entendeu alterar a tipificação do crime, ficando alguns dos arguidos com acusações de tráfico simples e outros de tráfico de menor gravidade.

Do que se fez prova em julgamento, o colectivo de juízes entendeu condenar 12 arguidos: três a seis anos de prisão efetiva e um a cinco anos, cuja pena o tribunal entendeu não suspender. Os restantes acusados obtiveram condenações entre os três anos e seis meses e um ano e seis meses, penas que foram todas suspensas por igual período e sujeitas a regime de prova.

Os 27 arguidos foram julgados, no âmbito da operação Rotas Cruzadas, resultado de dois anos de investigação da PSP de Leiria, que apreendeu dez quilos de haxixe e deteve inicialmente 17 pessoas, em Junho de 2020.

Numa operação mais tarde, a PSP voltaria a deter mais pessoas, suspeitas de estarem envolvidas na mesma rede.

Na altura, foram apreendidos 10.689 gramas de haxixe, 6.559 gramas de liamba, 876 gramas de MDMA (em cristais), 92 gramas de cocaína e 34 plantas de canábis, após a realização de 24 buscas domiciliárias e 17 buscas não domiciliárias.

Para o colectivo de juízes, não se provou que os restantes 15 arguidos estivessem envolvidos no tráfico. “Não quer dizer que a absolvição corresponde exatamente ao que aconteceu na realidade, mas o tribunal está aqui apenas para julgar o que se prova”, justificou o juiz presidente do coletivo.