Sociedade

Tribunal do Comércio instala-se em Leiria até ao dia 16

3 dez 2015 00:00

As obras de adaptação do antigo Liceu Francisco Rodrigues Lobo para acolher alguns serviços judiciais estão concluídas.

tribunal-do-comercio-instala-se-em-leiria-ate-ao-dia-16-2613

 A 1.ª Secção de Comércio do Tribunal Judicial de Leiria, que tem estado a funcionar provisoriamente em Alvaiázere, deverá estar a funcionar em pleno depois do dia 16 de Dezembro.

Segundo o administrador judiciário do Tribunal de Leiria, António Nolasco, além do Tribunal de Comércio, também vão funcionar nestas instalações os órgãos de gestão, constituídos pela juíza presidente da Comarca de Leiria, o gabinete de apoio e coordenador judicial, e a Secção da Instância Central Cível, que se encontram actualmente no Palácio da Justiça.

O administrador judiciário adianta que a mudança decorrerá entre os dias 10 e 16 deste mês, estando-se a proceder ao transporte dos processos e do mobiliário existente em Alvaiázere. Durante cerca de um ano os funcionários do Tribunal Judicial de Leiria, que foram colocados na 1.ª secção de Comércio viajaram diariamente de táxi para Alvaiázere, a cerca de 60 quilómetros.

Há cerca de um ano, o administrador judiciário adiantou à Lusa que a deslocação em táxi foi uma "decisão tomada pela administração, porque não havia transporte público de forma a transportar os funcionários que ficaram colocados no serviço que foi deslocalizado de Leiria para Alvaiázere". António Nolasco referiu que estas viagens "custam, diariamente, cerca de 160 euros".

Feitas as contas, um ano depois, o Estado terá desembolsado cerca de 46 mil euros para transportar os funcionários judiciais.