Desporto

Trilhos do Pastor regressam à aldeia de Pia do Urso a 20 e 21 de Abril

20 mar 2024 12:39

A organização da prova espera a participação de 1.100 atletas

trilhos-do-pastor-regressam-a-aldeia-de-pia-do-urso-a-20-e-21-de-abril
Provas percorrem caminhos antigos no maciço calcário das Serras de Aire e Candeeiros
Município da Batalha

A 14.ª edição da prova Trilhos do Pastor sai à rua nos dias 20 e 21 de Abril e são esperados cerca de 1.100 atletas na aldeia histórica da Pia do Uso, em São Mamede, no concelho da Batalha.

Este ano, o evento é constituído por quatro provas competitivas – trail longo, trail curto, mini-trail, corrida de jovem – e por uma caminhada de carácter não competitivo.

“Os percursos percorrem, na sua maioria (cerca de 95%), trilhos e caminhos antigos nas serras e vales do maciço calcário estremenho integrante do parque natural das Serras Aire e Candeeiros, com passagem em locais únicos”, refere o Atlético Clube de São Mamede, organizador da prova.

Além da passagem pela Aldeia da Pia do Urso e pelo eco parque sensorial, as provas incluem passagens pelas Grutas da Moeda, pela Rota das Pias e pela estrada romana de Alqueidão da Serra.

A aldeia do Reguengo do Fetal, o Buraco Roto, a Escarpa de falha do Reguengo do Fetal e a Rota dos Moinhos serão os restantes locais por onde os trajectos passam.

Os Trilhos do Pastor integram, este ano, os circuitos nacionais de trail, promovidos pela Associação de Trail Running de Portugal e pela Federação Portuguesa de Atletismo, pelo que a organização espera a participação dos “melhores atletas a nível nacional”.