Sociedade

Falta de manutenção preocupa comerciantes e atletas na Pia do Urso

23 jun 2022 11:05

Ecoparque e Centro de BTT evidenciam falta de manutenção. Novo executivo já fez o levantamento das necessidades nos dois projectos que podem potenciar o turismo

Estações do Ecoparque sensorial "estão como estavam há 16 anos"
Estações do Ecoparque sensorial "estão como estavam há 16 anos"
Ricardo Graça
Maioria das placas de madeira já perdeu o nome das ruas
Maioria das placas de madeira já perdeu o nome das ruas
Patrícia Carreira Gonçalves

Passaram no local da música, pararam na estação do amor e vão em busca do que os possa surpreender na Pia do Urso, na aldeia da freguesia de São Mamede, no concelho da Batalha.

“Vimos na internet que isto era muito bonito e quisermos vir cá”, conta o casal Lurdes e Manuel Costa, de 66 e 69 anos, que são de Vila Nova de Famalicão e andam a explorar o País.

Ainda só viram “um pouco da pequena aldeia” com casas em pedra, mas já destacam “o bom parque de merendas” e o facto de “estar tudo muito bonito e limpinho”. “Só não percebo o significado de cada estação”, riposta Lurdes no primeiro Ecoparque sensorial do País.

Estão a fazer o caminho no sentido inverso ao sugerido pela sinalética, mas não tem grande problema porque são dos poucos visitantes na aldeia na manhã desta segunda-feira em que a chuva ameaça a chegada do Verão.

Ao seguirem o caminho sensorial, já com marcas do tempo que podem dificultar o objectivo primário de guiar cegos, vão ainda descobrir outras estações temáticas, deparar-se com floreiras invadidas por ervas daninhas, encontrar pias com água parada, placas informativas sem letras, estruturas de madeira rachada e com falhas de cor e até uma roda de água com verdete acumulado.

“O problema é a degradação das coisas porque as estações, coitadinhas, estão como estavam há 16 anos”, lamenta quem abriu o primeiro café da aldeia quando foi renovada com potencial turístico.

Depois de acender as luzes e ligar as máquinas, João Carlos Cruz, de 62 anos, volta à esplanada para subir ao muro e mostrar que “a falta de manutenção está à vista de todos” ao apontar para as placas de madeira onde já não dá

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ