Desporto

Trunfos da União de Leiria para a próxima época: novo treinador, capitão na equipa técnica e mais um accionista

1 jul 2022 12:18

Clube apresentou o novo treinador Vasco Botelho e anunciou que há um novo accionista com "vontade" de apostar numa academia de futebol

Vasco Botelho da Costa é o novo treinador
Vasco Botelho da Costa é o novo treinador
Ricardo Graça
A equipa técnica da UDL para 2022/23
A equipa técnica da UDL para 2022/23
Ricardo Graça
Patrícia Carreira Gonçalves

Com o início dos tralhados marcados para dia 11 de Julho, a União Desportiva de Leiria abriu as portas do estádio municipal para apresentar o novo treinador Vasco Botelho da Costa, lisboeta de 33 anos.

Um “novo líder” com “qualidade demonstrada”, descreveu o presidente da SAD, sobre o técnico bi-campeão nacional da Liga e da Taça Revelação sub-23 com o GD Estoril Praia.

Na conferência de imprensa realizada esta semana, Vasco Botelho da Costa assumiu que tem “as melhores expectativas” para este novo desafio, recordou que tem “mais de 17 anos de trabalho com os escalões de formação” e assumiu que estrear-se com uma equipa sénior “é um passo natural na carreira”.

“Vão ver um Leiria a entrar para ganhar em todos os jogos, a querer assumir e jogar um futebol alegre que convide e motive os leirienses a estarem presentes em força”, vincou, certo que “a região precisa de Leiria no topo”.

“Não vim aqui para revolucionar nada. Acima de tudo vim para aproveitar o que está muito bem feito e tentar melhorar para dar aquele último passo para fazer a diferença”.

Para isto conta com o ex-capitão João Dias, que se despediu dos relvados na última época e assume uma posição na equipa técnica, os treinadores adjuntos José Castro, André Lourenço e Carlos Pereira e o treinador de guarda-redes João Garcia.

Sobre o plantel ainda não foram revelados os nomes de reforço, mas já se sabe que "14 jogadores vão continuar”: Fábio Ferreira, Luiz González, Diego Galo, João Vítor, Filipe Almeida, Kaká, Babanco, Ragner, Jair, Nuninho, Gonçalo Gregório, Renato Alexandre, Leandro Antunes e Dénis Martins.

Armando Marques esclareceu também que vai continuar a ser presidente da SAD da União de Leiria, mas em resposta ao JORNAL DE LEIRIA anunciou que há “uma nova estrutura accionista, com um novo dono”.

“Apaixonado por futebol”, o inglês Navdeep Singh, de 41 anos e origem indiana, quis apostar no emblema do castelo para “desenvolver a equipa e construir um projecto vencedor”.

“Esteve presente no último jogo em que tivemos as bancadas cheias e perdemos (…) mas percebeu as capacidades e condições do clube e não desistiu na União de Leiria”, conta o presidente.

A utilizar o estádio municipal de Leiria e campos de treino no Pilado, no concelho da Marinha Grande, Armando Marques não descarta o interesse em investir em instalações desportivas do clube. “É vontade do novo accionista apostar numa academia de futebol”, desvenda.

Sobre a possibilidade de partilhar o estádio com o Estrela da Amadora e o Belenenses SAD, o presidente afirma que “oficialmente a UDL não sabe quem vai estar” a usar o equipamento desportivo e garante “confiar nas palavras do dono da casa”, o município, sobre a prioridade que será dada à equipa leiriense.

“A União de Leiria vai prosseguir o seu caminho e conta com a ajuda institucional, dos leirienses e de toda a gente que gosta do clube”, afirma o presidente da equipa que vai disputar a Liga 3 de olhos postos na subida de divisão.