Sociedade
Um Pequeno Gesto pede apoio para crianças em Moçambique
Apadrinhe uma criança e salve uma vida. Em Leiria 13 padrinhos apoiam neste momento 13 crianças, mas já foram 25

Por apenas 300 euros por ano, cada criança recebe duas refeições diárias, material escolar, uniforme e o apoio de professores e monitores especializados na Escolinha Flor da Infância, na Escolinha de Santa Catarina e na Escolinha de S. Vicente de Paulo, em Moçambique.
Em Leiria 13 padrinhos apoiam, neste momento, 13 crianças, mas já foram 25.
A Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) Um Pequeno Gesto (UPG) pretende aumentar este número e lembra que está a decorrer a campanha de angariação de fundos de apoio à educação pré-escolar, com o objectivo de garantir um futuro melhor para crianças dos 3 aos 5 anos na província de Gaza, em Moçambique.
Através das pré-escolas UPG, carinhosamente apelidadas de escolinhas, mais de 200 crianças vulneráveis têm acesso diário a educação, alimentação e a um ambiente seguro e didáctico, prevenindo a marginalização e proporcionando um futuro com mais oportunidades.
Marta Jorge, uma das voluntárias, explica que o apadrinhamento de uma criança contribui para minimizar a pobreza em que vive e dá-lhe acesso à educação e, pelo menos, a uma refeição completa por dia. É também atribuída uma cesta básica à família da criança, como forma de incentivo para que a família autorize a ida da criança à escola.
“Só em alimentação investimos cerca de 45 a 50 mil euros por ano”, revela Marta Jorge, apelando por isso à dádiva e ao apadrinhamento de uma criança. “A educação é a chave para quebrar o ciclo da pobreza. Estas crianças, muitas delas em risco de se tornarem ‘meninos de rua’, encontram nas escolinhas um espaço seguro onde podem aprender, brincar, crescer e sonhar com um futuro melhor”, reforça Sara Vicente Barreto, presidente e fundadora da UPG, citada numa nota de imprensa.
Alimentamos Sonhos, Construímos Futuros! é o nome da campanha que estará a decorrer até Maio.
O apoio pode ser feito através de donativos para PT50 0033 0000 4534 0042 447 05 ou MbWay 91 585 83 65.
Outra das possibilidades de apoio à ONGD é através da consignação do IRS. Marta Jorge salienta que este ano, o Governo aumentou a atribuição do valor de 0,5% para 1%, uma medida que não tem qualquer custo para o contribuinte.