Desporto
União da Serra sobe ao Campeonato de Portugal, SC Pombal desce e Fátima vai à fase de subida
O último domingo foi de decisões no Campeonato de Portugal, com as equipas da região a lutar para escapar à despromoção ou a tentar um lugar na fase de subida à Liga 3
O último fim-de-semana foi de decisões no Campeonato de Portugal. Na última jornada da competição, tudo estava em aberto para decidir quem garantia o 2.º lugar da tabela, que dá acesso à fase de subida, e quem ocupava a 10.º posição, sinónimo da despromoção.
O CD Fátima, que na jornada anterior garantiu uma importante vitória sobre o adversário directo Arronches e Benfica, dependia de si próprio para manter-se em 2.º lugar. Deslocou-se até Mortágua para confirmar a ida à fase de subida para a Liga 3, contudo, o Mortágua FC surpreendeu e venceu por 2-0.
Complicaram-se as contas para a fase de subida, mas a derrota do Arronches e Benfica contra O Elvas, a quem já ninguém retirava o 1.º lugar, deu a certeza aos fatimenses de que estarão na série 2 do apuramento de subida.
A 10 pontos de distância ficou o GD Peniche, em 4.º lugar, que garante a manutenção no Campeonato de Portugal na próxima época.
Para o Marinhense e o SC Pombal, a manutenção discutiu-se até ao último minuto. Estava em jogo a despromoção aos campeonatos distritais e as equipas encontraram-se na última jornada, no Estádio Municipal de Pombal, para definir quem levava os três pontos.
O Marinhense abriu o marcador aos 16 minutos, com uma grande penalidade, mas Diogo Bessa (SP Pombal) apressou-se a restabelecer a igualdade. Já na segunda parte, os alvinegros recuperaram a vantagem e, ao cair do pano, ainda marcaram o terceiro golo.
Esta foi uma estadia curta no quarto escalão nacional, uma vez que a equipa pombalense, treinada por Pedro Solá, vai regressar à Divisão de Honra Distrital na próxima época.
Apesar de ainda faltarem cinco jornadas para terminar o campeonato distrital, a União Desportiva da Serra já tem motivos para celebrar, uma vez que garantiu matematicamente, com uma vitória expressiva (5-0) sobre o Guiense, o regresso aos campeonatos nacionais.