Saúde

Unidade de Hemodinâmica acolhe formação dedicada ao tema das lesões de bifurcações coronárias

20 jan 2024 15:56

Formação especializada D@CL – Day at the Cath Lab na Unidade Local de Saúde da Região de Leiria

unidade-de-hemodinamica-acolhe-formacao-dedicada-ao-tema-das-lesoes-de-bifurcacoes-coronarias
Nesta edição, o tema escolhido foi o das bifurcações
DR

A Unidade de Hemodinâmica e Intervenção Cardiovascular (UHICV) da Unidade Local de Saúde da Região de Leiria (ULS RL) acolheu a formação especializada D@CL – Day at the Cath Lab, dedicada ao tema do tratamento de lesões de bifurcações coronárias.

Esta acção formativa de carácter prático, promovida pela Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC), consistiu num dia passado na UHICV para o tratamento de três doentes com bifurcações coronárias, com idades compreendidas entre os 55 e os 75 anos, onde cardiologistas de vários pontos do país se juntaram à equipa de Cardiologia de Intervenção da ULS RL para um trabalho de formação conjunto, explica uma nota de imprensa.

Segundo o comunicado, o "principal objectivo destas formações especializadas é a aquisição e partilha de conhecimentos, bem como o acompanhamento ao vivo de situações complexas em Cardiologia de Intervenção, neste dia em específico com a capacitação dos participantes para a utilização de dispositivos adequados para o tratamento de lesões de bifurcações coronárias".

"Apresentámos pela primeira vez no País um novo stent, ou seja, uma prótese coronária dedicada a lesões de bifurcações, isto é, onde há cruzamentos, locais onde o vaso principal dá origem a vaso(s) secundário(s). Trata-se de um dispositivo inovador, tendo em conta o que já conhecíamos de outros em termos anatómicos, de implantação e de resultados", explicou Jorge Guardado, coordenador da UHICV da ULS RL, citado na nota de imprensa.

O especialista acrescentou que está a ser usado "pela primeira vez este stent em Portugal, com uma acção de divulgação e formativa". "Selecionámos obviamente os doentes que têm essa necessidade. Tratámos de três doentes, em que os profissionais que vieram de fora partilharam, foram entrando nos casos com a equipa interna, e foi um momento de alta relevância dentro da comunidade médica de intervenção cardiovascular portuguesa."

"Nesta edição, o tema escolhido foi o das bifurcações, e Leiria é um centro que tem experiência em angioplastia coronária complexa e também guiada por imagem", destacou a presidente da APIC,Rita Theotónio.

Jorge Guardado não escondeu a satisfação de receber esta iniciativa. "Para a UHICV da ULS da Região de Leiria é um orgulho acolhermos pela terceira vez esta iniciativa nos últimos três anos. Significa para nós que o trabalho que fizemos até agora tem sido, de facto, reconhecido, e darem-nos a possibilidade de organizar, é porque temos feito bem, não só do ponto de vista do que temos concretizado para os doentes, que ficam bem tratados, mas também para o hospital e para o serviço. É ainda um momento importante para os nossos internos de formação do Serviço, que convidamos sempre para participarem e apresentarem os casos clínicos dos doentes que são submetidos às intervenções."