Saúde
Unidade Local de Saúde da Região de Leiria reforça investimento na modernização tecnológica
Ecógrafo de última geração representa investimento superior a 150 mil euros
Um ecógrafo de última geração foi adquirido pela Unidade Local de Saúde da Região de Leiria, num investimento superior a 150 mil euros. A aquisição deste equipamento, adianta a unidade, surge após a reorganização da Unidade de Cirurgia Hepatobiliopancreática do Serviço de Cirurgia Geral.
Uma reorganização profunda, empreendida pela Direcção do Serviço de Cirurgia Geral, que permitiu, desde Setembro de 2024, retomar a Cirurgia do Pâncreas (interrompida em 2022) e iniciar a Cirurgia Hepática no Hospital de Santo André.
"O ecógrafo adquirido é um equipamento fundamental para as cirurgias do fígado e do pâncreas", afirma Ricardo Martins, cirurgião geral, da Unidade de Cirurgia Hepatobiliopancreática, pois "permite a localização das lesões a ressecar ao guiar o cirurgião através das estruturas anatómicas".
Este equipamento é especialmente dedicado para o cenário intra-operatório, com fluxo de trabalho simples e ocupação de espaço reduzido. Foram, igualmente, adquiridas sondas para cirurgia convencional e laparoscópica, permitindo o tratamento dos doentes segundo os mais avançados padrões de excelência, prossegue a mesma fonte.
O ecógrafo está ainda preparado para utilização em Cirurgia Robótica e estará, também, disponível para ser utilizado pelas restantes Unidades do Serviço de Cirurgia Geral.
A aposta na modernização tecnológica e na sofisticação dos equipamentos diferencia a resposta cirúrgica que é dada aos utentes da Unidade Local de Saúde da Região de Leiria, permitindo o acesso a técnicas inovadoras e que evitam deslocações de centenas de quilómetros para os utentes terem acesso a cuidados de saúde que agora estão na proximidade da sua área de residência.