Saúde

Urgências do Hospital de Leiria sobrecarregadas

18 ago 2016 00:00

Segundo o Centro Hospitalar de Leiria (CHL), o serviço de urgências tem "verificado um afluxo especialmente elevado de utentes.

urgencias-do-hospital-de-leiria-sobrecarregadas-4832

As urgências do Hospital de Santo André, em Leiria, registaram um aumento elevado de utentes, quase duplicando a média de atendimentos. Segundo o Centro Hospitalar de Leiria (CHL), o serviço de urgências tem "verificado um afluxo especialmente elevado de utentes, tendo chegado, em apenas um dia, a atingir quase o dobro da média de utentes previstos, que é de 240, com 447 atendimentos registados", situação que se registou do dia 11 para 12.

Os dados, avançados pela directora clínica do CHL, Elisabete Valente, numa nota de imprensa, são “muito preocupantes e revelam que ainda há muito a fazer no que respeita à sensibilização dos utentes e de todos os profissionais envolvidos na rede nacional de cuidados de saúde, para a correcta utilização das urgências hospitalares”.

“Têm sido dias difíceis, em que tem feito a diferença a qualidade e a capacidade de sacrifício das e a capacidade de sacrifício das equipas da urgência, para dar prioridade aos doentes urgentes e tentar limitar a espera daqueles que, não sendo casos urgentes, e devendo ser atendidos noutros serviços, são, ainda assim, observados e atendidos na urgência”, confessa Elisabete Valente, alertando que “na urgência não se fazem consultas e esta é uma ideia que ainda não está bem entendida por todos”.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.