Sociedade

Urgências encerradas deixam bombeiros sem meios de socorro

2 nov 2023 07:30

O encerramento “sistemático” de serviços de urgência do hospital de Leiria está a afectar a capacidade de resposta das corporações da região. Os transportes demoram o dobro ou o triplo do tempo.

urgencias-encerradas-deixam-bombeiros-sem-meios-de-socorro
Com serviços fechados em Leiria, bombeiros são obrigados a levar os doentes para outros hospitais, como Coimbra
Ricardo Graça
Elisabete Cruz e Maria Anabela Silva

O fecho “sistemático” de serviços de urgência no Centro Hospitalar de Leiria (CHL), que se tem registado nos últimos meses, está a diminuir a capacidade de resposta dos bombeiros às emergências e a aumentar os tempos de socorro às ocorrências. Isto porque, são cada vez mais os serviços que as corporações têm de fazer para Coimbra ou Figueira da Foz, duplicando ou triplicando o tempo de cada serviço, retendo viaturas e equipas.

“Estamos a ser trucidados. É raro o dia em que não há serviços de urgência fechados em Leiria, obrigando a deslocações constantes a Coimbra ou à Figueira da Foz”, constata José Almeida Lopes, presidente da Direcção dos Bombeiros Voluntários de Leiria, que alerta para o “desgaste” que a situação acarreta para as equipas de emergência e para as viaturas. “Antes, uma situação resolvida em 30 ou 45 minutos, pode agora demorar quatro ou cinco horas. É esse o tempo que ficamos com as ambulâncias e as equipas indisponíveis”, denuncia.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ