Sociedade
Vai viajar com muito calor? Coma nozes, amêndoas, amendoins, pinhões e avelãs
Com o início das férias, chegam também as longas viagens de carro. DGS dá conselhos sobre o que comer e beber.
Ao longo das estradas são muitas as estações de serviço onde podem ser feitas refeições e comprar alimentos. No entanto, a grande maioria apresenta opções muito caras e uma oferta, muitas vezes, excessivamente calórica e nutricionalmente pouco interessante. Por isso, a Direcção Geral de Saúde deixa algumas recomendações para os alimentos que devem ser levados em viagem.
– Hidrate-se! Beba água! Nestas viagens, especialmente nos períodos de maior calor, uma correta hidratação é essencial. Quando estamos desidratados a nossa capacidade de atenção e reação está diminuída, o que não deve acontecer.Em particular para quem conduz. Mas a desidratação também se associa a irritação e má-disposição. Não vale a pena. Leve sempre consigo uma ou mais garrafas de água, arrefecidas na noite anterior, em quantidade suficiente para todos os elementos presentes no carro. E prefira roupas frescas que não o façam suar em excesso.
– Opções práticas. Opte por alimentos práticos e de fácil consumo. Os frutos oleaginosos (noz, amêndoa, amendoim, pinhão, avelã) são uma excelente opção. Fornecem energia de qualidade, prolongam o período sem fome, são saborosos e ocupam pouco espaço. Conheça as possíveis combinações de frutos oleaginosos com frutas aqui. – Prefira alimentos que não se alterem com o calor. O pão (mistura ou integral), frutos oleaginosos, a fruta lavada e até fruta seca (alperces, figos secos…) são boas opções.
– Pré-prepare os alimentos para comer enquanto viaja. Lave a fruta, separe os bagos das uvas, faça sandes mini, tenha guardanapos suficientes, pense em quem vai comer e adeque as porções. Lave bem as mãos antes de iniciar a preparação. Se fizer as sandes na noite anterior, guarde tudo no frigorífico.
– Evite levar: alimentos com molhos (maionese, natas), gelatina, produtos de pastelaria com cremes (creme de ovos, chantilly), marisco, quiches, empadas ou folhados que poderão facilmente alterar-se com o calor e apresentar risco microbiológico.
– Se optar por levar alimentos mais perecíveis (queijo, fiambre, iogurtes, etc.) acondicione-os em geleiras, sacos ou malas térmicas com cuvetes de gelo ou placas frias para manter a temperatura. O mesmo para os sumos naturais.
– Antes da viagem, verifique se tem o automóvel em lugar fresco, ar condicionado em boas condições e o telemóvel carregado. Evite iniciar uma viagem com alimentos guardados num automóvel já quente. – Faça uma pequena refeição antes de iniciar a sua viagem. Evite passar longos períodos sem comer, especialmente se as viagens forem longas.
– Aproveite as paragens para esticar as pernas e beber água. Faça alguns alongamentos. Se estiver muito calor evite estar ao ar livre. Arrume a comida em lugar protegido do calor e de fácil acesso ao longo da viagem.
– Por fim e regra número 1 em dias de viagem com muito calor. Evite totalmente qualquer bebida alcoólica. O álcool aumenta o risco de desidratação, retira a capacidade de reacção, dá uma falsa sensação de controlo e é responsável por grande parte dos acidentes na estrada.
Fonte: DGS