Viver

"Vamos enfrentar a tua ansiedade", de Paulo José Costa, apresentado em streaming

1 fev 2021 17:31

Em Portugal, quase 31% dos adolescentes têm sintomas depressivos

vamos-enfrentar-a-tua-ansiedade-de-paulo-jose-costa-apresentado-em-streaming
Paulo José Costa
DR

O mais recente livro do psicólogo Paulo José Costa, Vamos Enfrentar a Tua Ansiedade, com ilustrações de Bruno Gaspar, terá uma apresentação em streaming promovida pela Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, na sua página de facebook, amanhã, dia 2 de Fevereiro, às 18 horas.

A sessão conta com a presença do autor. 

O livro parte de um pressuposto científico.

Vivemos tempos estranhos, de características únicas, que irão fazer História – e não pelos melhores motivos.

A Covid-19 criou alterações profundas nas nossas vidas, exigindo rápida adaptação a tantas mudanças repentinas e prolongadas. Em especial nas crianças, a pandemia teve um impacto enorme, cuja profundidade e abrangência total estão ainda por estimar.

Há, porém, efeitos que já são bem visíveis no âmbito da saúde mental.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), 20% das crianças e adolescentes têm, pelo menos, uma perturbação mental. Em Portugal, os números são ainda mais preocupantes: quase 31% dos adolescentes têm sintomas depressivos.

Por ser um cenário inédito de múltiplas incertezas, a atual pandemia veio contribuir ainda mais para o aumento da ansiedade infantil.

“Nos últimos meses, foi esse o principal motivo que levou os pais às minhas consultas, à procura de apoio psicológico para os seus filhos”, explica Paulo José Costa.

Vamos Enfrentar a Tua Ansiedade é o seu segundo livro. Já antes tinha sido coautor de Juntos no Desafio: guia para a promoção de competências parentais (2010), destinado a pais de crianças com diagnóstico de PHDA (Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção) e problemas de comportamento.  

Paulo José Costa é assistente de Psicologia do Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar de Leiria e especialista em Psicologia Clínica e da Saúde.