Sociedade
Veículo Florestal de Combate a incêndios da Maceira fica inoperacional em fogo na Pampilhosa
Viatura serviu de escudo às populações e aos operacionais, que sofreram queimaduras ligeiras

Um Veículo Florestal de Combate a Incêndios dos Bombeiros Voluntários da Maceira, no concelho de Leiria, ficou inoperacional, quando enfrentava as chamas na aldeia de Covanca, no concelho de Pampilhosa da Serra, na semana passada. Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria.
Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.
A viatura foi posicionada para protecção da aldeia e acabou por servir de escudo à população e aos próprios operacionais, que sofreram queimaduras ligeiras. O vermelho do VFCI deu lugar ao negrume e o carro foi transportado para Leiria de reboque.
“Estávamos em missão na zona de Fórneas e na aldeia de Covanca, onde tivemos entrada de vento muito forte e muitas projecções. O incêndio começou a vir com muita velocidade para a aldeia e a cerca de 500 metros começámos a posicionar todos os meios para defendermos as habitações. O nosso VFCI era o primeiro veículo a receber o incêndio”, conta Mário Gomes.
O adjunto de comando estava no local com a equipa de bombeiros voluntários, quando de repente o incêndio surgiu com “muita severidade”, sendo impossível o combate às chamas.
O veículo ajudou os bombeiros a cobrirem-se numa primeira fase. Sem caminhos de fuga devido à falta de visibilidade provocada pelo fumo e pelas chamas, os operacionais agruparam-se e protegeram-se no abrigo Fire Sh ...
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?