Sociedade

Veículo Florestal de Combate a incêndios da Maceira fica inoperacional em fogo na Pampilhosa

25 ago 2025 14:39

Viatura serviu de escudo às populações e aos operacionais, que sofreram queimaduras ligeiras

veiculo-florestal-de-combate-a-incendios-da-maceira-fica-inoperacional-em-fogo-na-pampilhosa
Temperatura elevada das chamas provocou estragos no veículo. Bombeiros escaparam ao fogo graças ao abrigo de segurança que transportavam

Um Veículo Florestal de Combate a Incêndios dos Bombeiros Voluntários da Maceira, no concelho de Leiria, ficou inoperacional, quando enfrentava as chamas na aldeia de Covanca, no concelho de Pampilhosa da Serra, na semana passada.

A viatura foi posicionada para protecção da aldeia e acabou por servir de escudo à população e aos próprios operacionais, que sofreram queimaduras ligeiras. O vermelho do VFCI deu lugar ao negrume e o carro foi transportado para Leiria de reboque.

“Estávamos em missão na zona de Fórneas e na aldeia de Covanca, onde tivemos entrada de vento muito forte e muitas projecções. O incêndio começou a vir com muita velocidade para a aldeia e a cerca de 500 metros começámos a posicionar todos os meios para defendermos as habitações. O nosso VFCI era o primeiro veículo a receber o incêndio”, conta Mário Gomes.

O adjunto de comando estava no local com a equipa de bombeiros voluntários, quando de repente o incêndio surgiu com “muita severidade”, sendo impossível o combate às chamas.

O veículo ajudou os bombeiros a cobrirem-se numa primeira fase. Sem caminhos de fuga devido à falta de visibilidade provocada pelo fumo e pelas chamas, os operacionais agruparam-se e protegeram-se no abrigo Fire Sh ...

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ