Viver

Vem aí o festival que abre A Porta da rua direita de Leiria às artes

9 jun 2023 16:00

Não há volta a dar. Desde a primeira edição d’A Porta, que a aposta em dar vida à rua direita de Leiria, continua a ser o foco de um dos eventos alternativos mais conhecidos em Portugal

vem-ai-o-festival-que-abre-a-porta-da-rua-direita-de-leiria-as-artes
O “senhor Ferreira” prepara a mercearia para os dias d’A Porta
Fotografia: Jacinto Silva Duro

O festival A Porta começa já no próximo domingo, 11 de Junho, prometendo, para os dias 15 a 17, uma experiência musical ímpar, da Sé de Leiria até ao Terreiro, unindo todos os que passam pela “avenida” direita.

No dia 18, todos os caminhos levarão ao jardim da Vala Real, com a animação a seguir, noite dentro, na Stereogun.

Há nove anos, na primeira edição d’A Porta, as fachadas, as varandas, oreiras e recantos da zona histórica lavaram a cara.

Sopraram o pó, tiraram as teias de aranha por um dia, e deixaram-se pintar e transformar pelos maquilhadores de serviço, a Meia Dúzia e Meia de Gatos Pingados, o primeiro colectivo a organizar o evento que prometia soprar nova vida na rua direita – Rua Barão de Viamonte – e no centro histórico de Leiria.

Oito temporadas e uma pandemia passada e já com a equipa da Casota Collective aos comandos, redobram-se os esforços para fazer cumprir a promessa de dar vida à rua direita e a outras zonas.

O Manel dos Filipes, uma das figuras mais conhecidas da cidade e, além de ser uma das caras da promoção mediática d’A Porta, aproveita os dias do evento para entrar no espírito da festa.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ