Desporto
Vereador defende limitação de atletas federados em torneio de futsal
O Torneio de Futsal do Município da Batalha realiza-se entre os dias 11 de Junho e 6 de Julho
O vereador da oposição da Câmara Municipal da Batalha, Luciano Gonçalves, defendeu a limitação do número de atletas federados em prova no Torneio de Futsal do Município da Batalha.
Durante a última reunião camarária, na segunda-feira (27 de Maio), foi aprovado o novo regulamento da prova, que incluiu a proposta dos vereadores do PSD da apresentação da certidão de nascimento para comprovar a naturalidade dos atletas que queiram participar.
No entanto, Luciano Gonçalves aproveitou o momento para defender o limite de “três a quatro jogadores federados em cada equipa”.
“Continuamos a promover demasiada competição no torneio, o que não é o espírito do evento”, justificou.
Ao lembrar que o Núcleo Sporting Clube de Portugal da Batalha venceu o torneio nas últimas oito edições, o vereador referiu que as equipas federadas vêem a competição “como uma fonte de rendimento”.
“Estamos a promover um negócio, não um torneio”, afirmou Luciano Gonçalves, ao acrescentar que este nível de competitividade leva as equipas de outras colectividades a “não querer participar”.
Segundo o regulamento, a equipa vencedora fica encarregue da organização do evento no ano seguinte, que inclui a gestão do bar.
Caso a equipa vencedora corresponder à entidade organizadora, é realizado um sorteio entre as outras associações participantes para decidir o organizador do ano seguinte.
No debate sobre o tema, o vereador Carlos Agostinho afirmou concordar com a alteração defendida, sem que prejudique a competitividade da prova. “Se o torneio é competitivo, atrai gente, e as próprias comunidades envolvem-se no processo”, constatou o também vice-presidente da autarquia batalhense.
Apesar do debate, a ideia não foi incluída no regulamento. O Torneio de Futsal do Município da Batalha realiza-se entre os dias 11 de Junho e 6 de Julho.