Viver

Versátil. Dez dias em festa com livros e outras artes em Leiria

31 mai 2024 12:37

Leiria tem um novo festival, que vai debater a liberdade, cruzar a literatura com outras artes e receber mais de cem convidados, entre eles, Dulce Maria Cardoso, Manuel Alegre, Rui Zink, Hugo Van Der Ding ou Martim Sousa Tavares. Sem deixar de dar protagonismo aos escritores e criadores da cidade e da região

versatil-dez-dias-em-festa-com-livros-e-outras-artes-em-leiria
Apresentação à imprensa, no Banco das Artes Galeria
Ricardo Graça

Chama-se Versátil, junta livros, escritores e leitores, e começa no sábado, 1 de Junho, sob o tema “E depois da liberdade”. Uma festa? Um festival? Sim. E sim. “Temos alguma dificuldade em definir, exactamente”, diz Anabela Graça, a vereadora com o pelouro da Cultura na Câmara Municipal de Leiria. “A programação apresenta um modelo muito idêntico a um modelo de festival, mas, por outro lado, queremos que seja uma grande festa”.

Nos últimos anos, Leiria tem estado como que em questionamento, através da literatura. Primeiro, em 2021, para colaborar na Ronda Poética, chamou Celeste Afonso, antiga coordenadora do projecto que inscreveu Óbidos na Rede Unesco de cidades criativas e antiga directora do Folio, um dos maiores festivais literários do país, por onde já passaram prémios Nobel. A seguir, em 2022 e 2023, o município entregou a curadoria da Ronda Poética a Luís Filipe Castro Mendes, antigo ministro da Cultura. Por fim, em 2024, não se realiza a Ronda Poética – que começou em meados da década anterior com a livraria Arquivo e o poeta Paulo José Costa – e surge a primeira edição Versátil, uma espécie de consciência aditivada da Feira do Livro de Leiria, que sai do Mercado de Sant'Ana para o Jardim Luís de Camões e outros espaços da cidade. Sai, também, o antigo ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, e entra um antigo secretário de Estado (do Cinema, Audivisual e Média). Nuno Artur Silva, fundador das Produções Fictícias, assume a curadoria, em articulação com Isabel Lucas, jornalista e crítica literária.

“Há muito tempo que pensávamos num novo modelo de feira do livro. Não foi nada precipitado. Resultou de uma reflexão que temos vindo a fazer ao longo dos últimos anos”, considerou Anabela Graça, em conferência de imprensa. “Passámos de uma feira do livro de cinco dias para uma feira do livro de dez dias”. Contas feitas, 119 acções e mais de 100 convidados, entre autores, ilustradores, músicos e outros artistas.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ