Viver

Vinil à Hora. Um disco a girar e uma plateia a ouvir, até ao fim, com todo o tempo do mundo

28 jan 2024 17:38

“Participar fisicamente, através dos nossos sentidos, é muito relevante”, diz o investigador Isaac Raimundo, convidado do ciclo que decorre em Alcobaça e revela uma colecção de 800 vinis de música clássica

vinil-a-hora-um-disco-a-girar-e-uma-plateia-a-ouvir-ate-ao-fim-com-todo-o-tempo-do-mundo
Em cada domingo, uma escolha diferente. As sessões acontecem no auditório do Armazém das Artes
Jornal de Leiria

Mais de 70 anos depois de a novidade chegar pela primeira vez às lojas, há um convite para reencontrar o ambiente mágico do vinil, em Alcobaça. Uma vez por semana, um convidado e um disco. E, sim, é mais do que moda ou revivalismo.

“O corpo participa activamente nesta experiência”, realça Isaac Raimundo, professor no ensino superior. “A experiência está a acontecer a partir de um objecto físico e o meu corpo está a participar nessa experiência. E é retroactiva. E, portanto, esta coisa de participar fisicamente, através dos nossos sentidos, é muito relevante”.

O investigador fala no auditório do Armazém das Artes – domingo, 21 de Janeiro – e para reforçar o argumento junto da plateia, uma dezena de pessoas, conta o seu caso com a Sinfonia N.º 5 de Tchaikovski. “Quando eu tinha quatro anos o meu pai comprou este disco para mim em Lisboa e eu cresci a pôr este disco a tocar”.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ