Sociedade
Voluntários e município reabilitaram lago em Pombal
Foi necessário desmontar a quase totalidade do lago, limpar e desinfectar lonas e inertes e voltar a montar tudo

Tudo começou com um desafio ao Município de Pombal.
E se um grupo de voluntários disponibilizasse o seu tempo para ajudar a reabilitar o lago do Jardim do Vale, junto à Avenida Heróis do Ultramar?
Inserido numa área de cerca de oito mil metros com mais de 50 espécies de árvores e arbustos autóctones e ornamentais, o corpo de água estava ocupado por espécies invasoras e domésticas como carpas, lagostins e patos domésticos.
A autarquia aceitou o apoio do grupo ambientalista Os Amigos do Arunca e os trabalhos começaram em Outubro.
Foi necessário desmontar a quase totalidade do lago, limpar e desinfectar lonas e inertes e voltar a montar tudo.
“Muito do trabalho, foi feito por voluntários e funcionários do município, que durante quatro meses, num Inverno rigoroso, começavam os trabalhos às 7 da manhã”, conta o ecologista Emanuel Rocha, sublinhando que, após a intervenção, “ninguém esperava ver um raro nenúfar-amarelo (Nuphar lutea subsp. luteum), em floração já este ano”.
A intervenção foi uma oportunidade para a promoção de educação ambiental e da conservação do património natural autóctone, bem como da protecção e prevenção da extinção de espécies aquáticas raras.
Do lado do Município de Pombal reafirma-se a intenção de valorização dos vários espaços verdes, continuando o Projecto Ilhas Sombra (PT2020) que ali permitiu a instalação de árvores, abrigos para a avifauna e de mobiliário urbano.
