Economia
World Seafood Congress reúne em Peniche empresas e profissionais do comércio mundial da aquacultura
Congresso decorre na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Politécnico de Leiria, entre os dias 25 e 27 de Setembro
A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) do Politécnico de Leiria vai receber, entre os dias 25 e 27 de Setembro, empresas e pessoas que trabalham no comércio mundial da aquacultura, do pescado e moluscos, assim como na sua cadeia de abastecimento, no âmbito do World Seafood Congress (WSC).
Os sistemas de produção e distribuição da pesca e da aquacultura estão no centro da bioeconomia azul, sendo este o mote do encontro internacional, no qual se pretende “acrescentar valor aos recursos alimentares marinhos num ambiente dinâmico”, refere o Politécnico de Leiria numa nota de imprensa.
No WSC2023, entre outros temas, serão abordados os progressos na ciência e tecnologia dos alimentos provenientes do meio aquático, a optimização de cadeias de valor seguras e sustentáveis, a satisfação das exigências globais dos mercados e dos consumidores, e a segurança dos moluscos bivalves.
O debate centra-se na melhor forma de produção e distribuição da pesca e da aquacultura para o desenvolvimento sustentável, reflectindo os interesses dos operadores, dos trabalhadores ao longo da cadeia de abastecimento e, igualmente, dos consumidores.
O congresso conta com mais de 100 inscritos de 29 países, sendo promovido em associação com a International Association of Fish Inspectors (IAFI) e com a 13.ª edição da International Conference on Molluscan Shellfish Safety.