Sociedade

Zero desafia população a doar uma árvore por cada bebé para reflorestar Pinhal de Leiria

27 out 2025 15:14

Campanha alia cidadania e restauro da natureza, associando cada nascimento em Portugal à recuperação da Mata Nacional de Leiria

zero-desafia-populacao-a-doar-uma-arvore-por-cada-bebe-para-reflorestar-pinhal-de-leiria
Campanha visa restaurar habitats na Mata Nacional
Ricardo Graça/Arquivo

“1 Bebé, 1 Árvore” é o nome da campanha através da qual a associação Zero está a convidar a população a oferecer uma árvore por cada bebé que nasça, destinada a reflorestar o Pinhal de Leiria.

Segundo a Zero, trata-se de “celebrar a chegada de uma nova vida com um gesto que cuida do futuro: oferecer uma árvore ao seu bebé ou a um bebé de quem gosta, contribuindo para o restauro ecológico da Mata Nacional de Leiria (MNL)”.

Em comunicado, a associação ambientalista explica que até 2 de Dezembro qualquer pessoa pode participar através do site da Zero (https://zero.ong/campanha-bebe/), fazendo um donativo a partir de 5 euros, que “corresponde à plantação de uma árvore ou arbusto autóctone” na MNL. No momento da doação, “é possível personalizar a oferta com uma mensagem especial, recebendo de imediato um postal digital para oferecer ao bebé”.

A plantação resultante da campanha decorrerá entre Novembro deste ano e Janeiro de 2026 numa área do Pinhal Leiria, com o objectivo de “restaurar dois habitats naturais de conservação prioritária — o zimbral dunar e os nano-bosques de samouco e medronheiro — através da introdução de espécies autóctones e plantas companheiras que promovem a regeneração do solo e a biodiversidade”.

Segundo a Zero, apoiar esta campanha contribui para “acelerar os processos naturais de regeneração” e para “o restauro de ecossistemas únicos, fundamentais para a mitigação das alterações climáticas e para a preservação da biodiversidade nacional”, sendo também uma forma de apoiar o seu trabalho.

Esta campanha “une simbolicamente o crescimento de uma criança ao renascimento da natureza, transformando cada nascimento num acto de esperança para o planeta”, sublinha a nota de imprensa da Zero.