Opinião

A descoberta de Portugal

15 dez 2023 11:16

Há uma preocupação que ecoa em vários setores: o receio que as máfias brasileiras se instalem no País sem controlo e vigilância

1 – Portugal foi “descoberto” pelos “nossos irmãos” brasileiros. O fenómeno que foi comum com os portugueses lá fora, enquanto emigrantes, é agora um fenómeno com que nos confrontamos enquanto país recetor e integrador. Uma das principais diferenças reside na cultura e mentalidade.

Os portugueses, sobretudo dos anos 60, sofrendo ainda de analfabetismo crónico, imbuídos de uma cultura rural muito constrangida pela vida dura do campo, humildes e submissos, por natureza e por “educação” do Estado Novo, integravam-se nas sociedades que os acolhiam de forma o mais discreta possível, sem grandes dinâmicas de promoção social e cultural. (Numa cidade francesa que visitei recentemente, região com uma comunidade com milhares de portugueses e descendentes, não há um lusofrancês presidente da câmara, nenhum vereador, nenhum em cargo institucional de relevo…).

2 – Os brasileiros, por natureza e cultura, são espontâneos e expressivos, falam quase todos de forma envolvente e cativante, integram-se rapidamente em diversos contextos sociais, culturais e educativos, conhecem os seus direitos e fazem-se valer deles, são velozes na procura de empregos mais aliciantes e recompensadores, rapidamente saem de um e vão para outro, não têm receio de dar a “cara” na reivindicação dos direitos de pais nas escolas e na exigência de melhores condições de vida, são empreendedores e ativos. 

As escolas têm aumentado os seus alunos, a segurança social tem sido mais sustentável, a demografia tem-se renovado em número e idade e, para muitas empresas, é o que lhes vale, dizem alguns empresários, o acesso a esta nova mão de obra disponível, tem compensado a falta de conterrâneos. (Nepaleses e indianos é um caso à parte, que merece outra reflexão).

3 – Mas há uma preocupação que ecoa em vários setores, que nada tem a ver com opções ideológicas e políticas, mas sobre a qual temos que ter coragem de falar: o receio que as máfias brasileiras se instalem no País sem controlo e vigilância, que Portugal se torne país de passagem dos circuitos internacionais de estupefacientes (ultimamente as apreensões são frequentes e às toneladas!), que nesses circuitos se incorporem cada vez mais portugueses, e que no final, que sempre acontece nestes fenómenos de proliferação das máfias, a violência, a coação, e a insegurança se tornem endémicas.

É um instante até que isso aconteça. E é um instante a degradação da Democracia e do sistema democrático. Porque a insegurança e o medo dão sempre azo ao acolhimento de sistemas autoritários e à perda de direitos. Há que prevenir, porque é sempre difícil remediar.