Opinião

A Economia Startup

11 nov 2016 00:00

Alguma investigação afirma que as startups são uma forma (cara) de recrutamento, porque as grandes empresas saberão assim quem são os “engenheiros estrela” que poderão liderar os seus departamentos de I&D

Antes de mais é necessário realçar que o impulso para mais empreendedorismo, mais inovação tecnológica e mais criação de conhecimento é algo economicamente muito positivo. O empreendedorismo é o elo perdido que permite a transformação de conhecimento puro em conhecimento economicamente útil, que chega ao mercado sobre a forma de produtos ou serviços.

Estas novas empresas têm esta tarefa e ao fazê-lo criam também ecossistemas de redes de conhecimento, que podem ajudar e potenciar o nascimento de outros negócios ou a melhoria dos negócios existentes (fornecendo serviços inovadores a setores mais tradicionais, como é o caso de algoritmos de otimização de estufas na agricultura – por exemplo a empresa CoolFarm - ou de software de produção industrial – por exemplo, a empresa ProdSmart).

Estes efeitos far-se-ão sentir mesmo que 70% destas empresas feche até ao quarto ano de existência (como nos dizem as estatísticas mais conservadoras). Alguma investigação afirma que as startups são uma forma (cara) de recrutamento, porque as grandes empresas saberão assim quem são os “engenheiros estrela” que poderão liderar os seus departamentos de I&D, contratando os líderes destes projetos empreendedores.

*Diretor executivo da D. Dinis Business School e docente do IPLeiria
Texto escrito de acordo com a nova ortografia

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.