Opinião

À noite, todos os gatos são pardos

8 fev 2019 00:00

É que acompanhando, atualmente, alunos do lado de fora da escola, apercebo-me de que alguns professores mais não fazem do que expor a matéria e verificar nos testes se ela foi, eficazmente, decorada pelos “aprendentes”.

Pus-me a imaginar o que aconteceria se o Ministério da Educação desse a possibilidade a qualquer cidadão portador de um curso superior de ingressar na profissão docente. Será que economistas e engenheiros se candidatariam para lecionar matemática?

Que enfermeiros apareceriam para dar Ciências Naturais ou Biologia? Que para ensinar português muitos advogados ou jornalistas se apresentariam? Não sei, mas temo que as aulas com que muitos deles brindariam os alunos não seriam assim tão diferentes das aulas a que alguns professores ainda hoje sujeitam os discentes.

É que acompanhando, atualmente, alunos do lado de fora da escola, apercebo-me de que alguns professores mais não fazem do que expor a matéria e verificar nos testes se ela foi, eficazmente, decorada pelos “aprendentes”.

Ora, eu continuo sem entender esta forma de se ser professor! Não, não percebo como um profissional que tem como função formar cidadãos para o futuro consegue estar tão agarrado à educação estruturada para servir a era industrial.

Num artigo excelente de Pasi Sahlberg, publicado no nº84 da revista “noesis”, li, há uns tempos, como até já está ultrapassado o objetivo da Estratégia de Lisboa para a Educação e Formação!

Se bem que importantes, os resultados do PISA apenas representam “uma avaliação parcial e extremamente redutora do complexo e subtil processo de educação para uma economia de conhecimento e uma sociedade democrática”.

Falta a essa antiga estratégia, norteadora dos sistemas educativos europeus, o conseguir fazer uma reforma que torne as aprendizagens na escola interessantes para todos os alunos e que os ajude a descobrir os seus talento

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ