Opinião

A queda de Salazar

14 fev 2019 00:00

A primeira surpresa do leitor do livro é que continuamos a desconhecer o dia exacto da queda.

O livro A Queda de Salazar. O Princípio do Fim da Ditadura, de José Pedro Castanheira, António Caeiro e Natal Vaz, tem como ponto de partida um dos primeiros dias de Agosto de 1968, data em que António de Oliveira Salazar, a passar férias no Forte de Santo António da Barra, Estoril, caiu, quando uma cadeira de lona, na qual se iria sentar, se desconjuntou.

A queda foi aparatosa, o acidentado bateu com a cabeça no chão, mas no imediato não terá havido consequências. A primeira surpresa do leitor do livro é que continuamos a desconhecer o dia exacto da queda.

Sabemos que deve ter ocorrido entre 2 e 5 de Agosto, há testemunhos e indícios para vários dias. O acidente foi mantido em rigoroso sigilo, o conhecimento dele restrito a um número pequeno de colaboradores e próximos do Presidente do Conselho, então com 79 anos.

A queda de Salazar só viria a tornar-se do domínio público a 8 de Setembro, na sequência de uma cirurgia decidida pelos médicos que avaliaram o agravamento súbito da saúde de Salazar no dia 5.

Esta operação foi bem sucedida, o hematoma provocado pela queda foi removido, e a recuperação de Salazar parecia segura.

Quando se preparava já a alta do doente, sobreveio-lhe um AVC, na tarde de 16 de Setembro, que se revelaria fatal.

A sucessão do ditador entra na ordem do dia político e resolve-se com alguma rapidez. O Presidente da República avalia a situação - marcada pela intriga, a disputa e o confronto entre distintas soluções - e, a 26, comunica ao País que convidou Marcello Caetano para ocupar o lugar que fora de Salazar durante 36 anos. Salazar sobreviveria até 27 de Abril de 1970.

Durante quase ano e meio, manteve-se numa esp&ea

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ