Opinião

Açúcar – perigo iminente

22 nov 2018 00:00

“Os açúcares” de absorção rápida são aqueles que após a sua ingestão são responsáveis por um aumento da glicémia (“açúcar” no sangue) quase imediato, o que se pode tornar desaconselhável e até perigoso em algumas circunstâncias.

A propósito do Dia Mundial da Diabetes e das diversas iniciativas que nesta semana ocorreram na região, e complementarmente às mensagens transmitidas, impõe-se deixar também aqui mais um simples contributo sobre esta terrível doença.

A Diabetes Mellitus, assim denominada, é uma doença que compromete a capacidade do organismo utilizar adequadamente a glicose (“açúcar”), conduzindo à sua elevada concentração no sangue e também ao seu eventual aparecimento na urina.

Hidratos de carbono, carbohidratos, glicose e glucose são nomes científicos para aquilo a que vulgarmente chamamos “açucares”, que são de dois tipos, sendo de todo o interesse o seu conhecimento pelas implicações que acarretam na dieta.

“Os açúcares” de absorção rápida são aqueles que após a sua ingestão são responsáveis por um aumento da glicémia (“açúcar” no sangue) quase imediato, o que se pode tornar desaconselhável e até perigoso em algumas circunstâncias.

Pertencem a esta classe os adocicados: açúcar simples, mel, bolos, chocolate, bebidas açucaradas, etc. Os “açúcares” lentos (arroz, massas, pão, legumes secos, batatas, cereais, frutos) são absorvidos de uma forma mais demorada, com uma elevação de glicémia a ter lugar mais tarde e que dura mais tempo.

O valor destes alimentos é muito alto, fornecendo a energia necessária para a nossa força muscular e actividade física. Poderá não existir qualquer sintoma nos casos de diabetes leve, sendo a doença descoberta casualmente durante a realização de análises de rotina.

Assim, o seu diagnóstico baseia-se principalmente em exames laboratoriais para determinar o nível de açúcar no sangue e na urina. 

Como a glicémia depende da alimentação, ou seja, aumenta após a ingestão de açúcar e diminui na falta dele, a sua pesquisa deve ser feita em completo jejum.

Vários factores contribuem para

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ