Opinião

Agir pela biodiversidade

22 mai 2022 15:45

Sem abelhas na Terra, a nossa segurança alimentar será fatalmente ameaçada

Na crónica do mês passado prometi aprofundar quatro conceitos que nos podem ajudar a encontrar respostas para a crise climática que está aí, não à nossa porta, mas já bem dentro de nossa casa, encharcada, a pingar o chão todo: mudança de sistema, decrescimento, agroecologia, e regeneração de ecossistemas.

Começo pelo último, que tem especial relevância em Maio.

Primeiro que tudo: os ecossistemas planetários estão ameaçados - é por isso que são contemplados nos 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, e é também por isso que esta lançou a Década 2021-2030 para a Recuperação de Ecossistemas.

O assunto é sério, há especialistas a falar de uma 6ª extinção de espécies em massa, e a possibilidade de colapsos ecossistémicos é de tal forma disruptora, que vários cientistas colocam a hipótese de esta ameaça ser ainda mais avassaladora que as próprias alteraçôes climáticas…

Os insectos polinizadores, por exemplo, explicam muito bem como a extinção de uma única espécie pode ameaçar toda a existência humana - sem abelhas na Terra, a nossa segurança alimentar será fatalmente ameaçada, já que os alimentos polinizados por estes e outros animais polinizadores representam um terço da produção mundial.

Há também o caso das espécies invasoras que, um pouco por todo o mundo, ameaçam o equilíbrio ecossistémico de várias regiões, ao instalarem-se em territórios sem predadores ou competidores capazes de controlar a sua proliferação, acabando por dominar de maneira absolutamente destrutiva habitats inteiros.

Perdoem-me ser a Debbie Downer aqui da praça, sempre a portadora das piores notícias, mas… é preciso começar a saber e fazer mais e, como sempre, o conhecimento é a principal forma de promover acções concretas.

Não sou de misturar o meu trabalho com o que escrevo aqui mas, dada a urgência, e no mês do Dia Internacional do Fascínio das Plantas (18), do Dia Mundial das Abelhas (20), e do Dia Mundial da Biodiversidade (22), quero pedir-vos o seguinte: informem-se sobre a importância da biodiversidade, inscrevam-se numa actividade sobre o tema!

Existem várias possibilidades, online e presenciais, por todo o país.

Aqui em Leiria, com o Centro de Interpretação Ambiental, onde tenho a sorte de trabalhar, vamos ter duas acções de Voluntariado Ambiental, na SEI2022 - Semana Sobre Espécies Invasoras.

Dia 21 de Maio na Mata dos Marrazes, e dia 28 na Praia do Pedrógão. E o 5 de Junho - Dia Mundial do Ambiente - vai também ter actividades muitos especiais, para fazer em família, focadas especialmente na biodiversidade.

Fico à vossa espera!