Opinião

Ainda Citius, Altius, Fortius?

4 ago 2016 00:00

Mas hoje, o que se pede aos atletas nos Jogos Olímpicos é que tragam medalhas. Isso tem, ao menos, em relação à ferocidade da sociedade competitiva em que vivemos – com o desgraçado lema “O segundo é o primeiro dos últimos”

Meu Caro Zé,

Os Jogos Olímpicos estão a começar e não te vou falar dos problemas de organização ou de segurança que o Brasil, país organizador, suscitou. Não porque não sejam questões relevantes e preocupantes, mas por, antes disso, me preocupar o sentido que esses jogos têm hoje em dia e daí o invocar o lema dos jogos, de Pierre Cobertin, fundador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna: “Mais rápido, mais alto, mais forte”. E é isso que os atletas, os treinadores, os dirigentes e até os cidadãos comuns, que acompanham os jogos, entendem e querem?

Nem preciso invocar todos os problemas de doping e outros expedientes que os “atletas” usam para vencer (repara no termo que uso propositadamente – vencer) os outros. Não é preciso, porque isso já é consequência da perversão ex ante dos objetivos dos jogos. Estes foram criados para um salutar convívio entre os atletas dos vários países em que, cada um procurava, dentro do respeito pelas regras e pela sua própria conduta ética, superar-se a si mesmo, rejubilando com essa superação e congratulando-se pelos feitos dos outros. Só assim, aliás, pode haver jogos de equipa, de verdadeira equipa! Nem preciso de ir mais longe para confirmar isto. Basta verificares que quando Portugal, em futebol, jogou como equipa, superou-se a si mesmo, e em consequência, os outros. Mas hoje, o que se pede aos atletas nos Jogos Olímpicos é que tragam medalhas. Isso tem, ao menos, em relação à ferocidade da sociedade competitiva em que vivemos – com o desgraçado lema “O segundo é o primeiro dos últimos” – uma vantagem, é que em vez de ser o segundo é o quarto que, para muitos, mas felizmente já não para todos, passa a ser o “primeiro dos últimos” nem que, mesmo assim, tenha conseguido superar todas as suas “performances” anteriores.

*Professor universitário
Texto escrito de acordo com a nova ortografia

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.