Opinião
Ainda temos tempo?
Para aqui chegarmos banalizou-se a excelência, a qualidade, o mérito, o conhecimento. Já quase ninguém aplaude de pé!
A cacofonia e o ruído que ecoam na minha cabeça não são das músicas "esquisitas" que ouço. São o atropelo das vozes de toda a gente a "falar" por cima de toda a gente. De toda a gente a querer impor a toda a gente, pela potência dos seus "gritos", as suas visões, as suas exacerbadas opiniões disto e daquilo.
Mesmo que por vezes sejam perspectivas completamente enviesadas da realidade que um mínimo de noção ou reflexão, por superficial que fossem, mudariam. Hoje disseminam-se "factos alternativos" (a nova terminologia de "mentira") na internet e nas televisões, à velocidade da luz e à escala universal, criando-se "verdades insofismáveis" que poucos ousam questionar.
Somos completamente "manipulados", coagidos e aliciados a colaborar nesta veloz sociedade de (des)informação em que nos fizeram crer que temos voz, que temos poder, que todos podemos brilhar!
Para aqui chegarmos banalizou-se a excelência, a qualidade, o mérito, o conhecimento. Já quase ninguém aplaude de pé! A futilidade, os estereótipos físicos, a estupidez, o extremismo e o "engraçadinhismo" imbecil, são hoje muito mais eficientes porque dão mais "share", mais "likes", mais popularidade, e fazem "estrelas" à escala mundial.
Por exemplo, a quantidade de "youtubers" (salvo raras excepções, que também as há) que ganham a vida à custa de curvilíneos glúteos, arrojados decotes, definidos bíceps e "carinhas larocas", angariando hordas de fãs que se alimentam de palermices e brejeirices várias, está descontroladamente a aumentar.
Isto
Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?
Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.