Opinião

Boas notícias para a ferrovia e não só

28 dez 2023 09:30

Editorial

O ano que agora termina trouxe-nos novos desafios, como a manutenção em alta da taxa de inflação ou a crise na habitação, o adiamento da resolução dos problemas no Serviço Nacional de Saúde e a instabilidade no sistema de ensino, mas também nos deixou boas perspectivas de futuro em relação a temas estruturantes para a região: a possibilidade de sermos servidos pela Linha de Alta Velocidade, em articulação com a Linha do Oeste, e o anúncio da construção de duas unidades de produção de biometano a partir de efluentes agropecuários.

Com a avaliação feita por uma comissão técnica independente, relativa à localização do novo aeroporto de Lisboa, ficou a saber-se também que “é praticamente impossível conciliar em segurança o tráfego aéreo civil com a operação militar”, na Base Aérea nº 5, em Monte Real, no concelho de Leiria.

Depois da divulgação destes resultados, os autarcas da região uniram-se em torno do projecto de construção da nova infra-estrutura aeroportuária na zona de Santarém, mas também esta possibilidade foi posta de lado pela comissão. Ainda assim, a decisão final só será tomada pelo próximo Governo.

Falando de política, o ano foi pródigo em “casos e casinhos” no executivo liderado por António Costa, o que culminou com o Presidente da República a dissolver o Parlamento, em Novembro, e a marcar eleições legislativas antecipadas para 10 de Março de 2024.

No próximo ano, em Junho, os eleitores serão ainda chamados a escolher os seus representantes no Parlamento Europeu.

Embora com menos intensidade que no ano anterior, o Verão voltou a colocar à prova os meios de Protecção Civil, com o regresso dos incêndios florestais aos concelhos de Leiria e Ourém.

E foi precisamente com um manto de fumo a esconder o sol que o Papa Francisco foi acolhido no Santuário de Fátima, no dia 5 de Agosto, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude, que reuniu um milhão e meio de pessoas em Lisboa e atraiu milhares de jovens peregrinos à nossa região.

A nível cultural e da preservação do património arqueológico, as comemorações dos 25 anos da descoberta da Criança do Lapedo, no Abrigo do Lagar Velho, no concelho de Leiria, levaram à criação de um grupo de trabalho, que apresentou um programa de interpretação e comunicação para o espaço, onde, entre outras ideias, é proposta a criação de um museu, a transformação do Vale do Lapedo num lugar espiritual, com um percurso pedestre informado, discreto e não invasivo, e a apresentação de uma candidatura a Património da Humanidade.

Na paleontologia, foram dados a conhecer novos fósseis de animais com 150 milhões de anos, resultado de uma investigação com tecnologia nunca antes utilizada em fragmentos de carvão provenientes da mina da Guimarota.

Ao mesmo tempo, foram pedidos os contributos à população e aos investigadores, para que se possa contar a história dos vestígios que colocam Leiria no mapa da ciência mundial.

No campo desportivo, destaque para o regresso da União Desportiva de Leiria (UDL) às competições profissionais, 11 anos depois. Com uma equipa lutadora e o apoio massivo dos adeptos, depois de várias épocas a falhar a subida de divisão nas fases finais, em Maio, o clube garantiu a ascensão à 2ª Liga de futebol e sagrou-se campeão da Liga 3.

Já na economia, após um crescimento de 2,1% em 2023, o Banco de Portugal prevê um abrandamento no próximo ano para 1,2%, mas perspectiva uma recuperação gradual da actividade económica, que pode beneficiar da aceleração da procura externa, do efeito da descida da inflação no rendimento das famílias e do impulso dos fundos europeus no investimento.

As projecções para 2024 estarão condicionadas pela incerteza dos novos focos de tensões geopolíticas internacionais e pela situação política nacional.

Um excelente 2024!