Opinião

Cultura do território

8 nov 2018 00:00

O território condiciona e é condicionado por suas gentes.

Verde-Gaio, Pena Verde,
Vem cantar ao meu jardim!
Põe o pé na manjerona,
O bico no alecrim!
Extrato de canção tradicional da Estremadura – “Verde Gaio” 

Noite de domingo, o programa visita guiada na RTP2 falava sobre Clemente Meneres, um homem que se apaixonou por Trás-os-Montes e seus sobreiros e aí criou uma intervenção de paisagem da maior importância cultural, paisagística e agrícola, lá para os lados de Romeu.

Em época de pensar a cultura como elemento diferenciador, importa definir as suas singularidades e o que são, enquadrando desde logo o que se entende por cultura.

Do Dicionário da Língua Portuguesa, cultura é desde logo um modo de fazer… é um conjunto de costumes, práticas, comportamentos…., que são adquiridos e transmitidos socialmente de geração em geração….. o culto território, quer dizer o viver com, o construir-se com, o culto no sentido de um gesto… que lavrou, semeou, colheu… e território no sentido do terroir, no que o singulariza – uma territorialidade.

O território é revelador de um modo de ser e fazer, de uma cultura. Desde logo porque a cultura é feita de gestos das suas gentes no seu território.

O território condiciona e é condicionado por suas gentes. Esta relação território e gentes resulta de uma escolha primeira - o lugar. A terra, o solo, o clima e as águas, o povoamento, os centros urbanos, a urbanização, os campos e as fronteiras são a identidade do território.

É no território que plasmamos os nossos gestos e destes gestos a simbiose de todos os elementos – um modo de ser e fazer.

Leiria pertence a uma vasta área territorial fundamentalmente limitada a Norte pelos campos do Mondego a sul e a nascente pelo maciço E

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ