Opinião

Da janela do segundo andar

17 mai 2018 00:00

E todas as noites ficava sentado no sofá a olhar para um livro de astronomia que sabia de cor e onde estava o nome de todas as estrelas que há no céu.

Da janela do segundo-andar é difícil olhar o céu porque também há prédios do outro lado da rua. O céu olhado cá de baixo parece o teto do corredor que é a rua: azul de dia, escuro de noite.

Se for de dia, o sol parece um candeeiro pendurado no teto da rua com uma luz muito forte. Se for de noite, quando está lua-cheia, parece um candeeiro com uma luz muito fraquinha. Se for de noite e a lua estiver em quarto-crescente, parece um barco que atravessa o teto. Se for de noite e não houver lua, as estrelas parecem vidrinhos a brilhar colados ao teto.

O vizinho do segundo-andar, à noite, gosta de ver aquele pedacito de céu entre os prédios da rua. Mas os prédios são altos e o céu é muito lá em cima e as estrelas estão ainda mais longe. – Uma destas noites quero olhar as estrelas… mas como deve ser!, dizia ele.

O vizinho do segundo-andar nunca tinha subido até ao terraço que há no cimo do prédio. – Podia muito bem ir no elevador… mas seria tão fácil. Ou subir as escadas!... Mesmo assim parece-me pouco esforço para olhar uma coisa que deve ser tão bonita.

Vou amanhã. E todos os dias eram véspera de amanhã. E todas as noites ficava sentado no sofá a olhar para um livro de astronomia que sabia de cor e onde estava o nome de todas as estrelas que há no céu.

– Amanhã, sem falta! E na noite seguinte sentava-se no sofá a olhar para as estrelas de papel e a desejar olhar para estrelas de verdade que estavam mesmo ali por cima do teto da rua.

O vizinho do segundo-andar tinha um amigo de quem gostava muito. Todos os dias se encontravam para beber um café e falar das mil-e-uma coisas de que são feitos

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ