Editorial

Da prevenção à mitigação

15 jun 2023 09:45

As alterações climáticas deixaram de ser um cenário hipotético e apesar de algum negacionismo, a maioria já as sentiu

No próximo sábado, passam exactamente seis anos do incêndio que vitimou 66 pessoas na estrada que liga Castanheira de Pera a Figueiró dos Vinhos.

Para muitos, o fenómeno meteorológico extremo foi o aviso mortal e necessário de que as alterações climáticas são reais e que mereciam uma actuação imediata para salvaguardar o País e as populações perdidas num “Pinhal Interior” que, há várias décadas, se transformou num deserto verde, dedicado em exclusivo ao sector da celulose.

Há seis anos, ainda se falava da linha vermelha de 1,5º C que não se poderia ultrapassar para evitar o desastre climático global e muito acreditavam que ainda seria possível reduzir as emissões e manter o planeta habitável.

Após as mortes em Pedrógão Grande, traçaram-se grandes planos e fizeram-se enormes promessas. Hoje, além de alguns inconsequentes projectos-piloto, se analisarmos a situação racionalmente, percebemos que nada se fez.

Nada se fez em Pedrógão e nada se fez em todo o País. As alterações climáticas deixaram de ser um cenário hipotético e apesar de algum negacionismo, a maioria já as sentiu. Perguntem aos agricultores. Eles sabem.

O discurso oficial passou a incluir a palavra “mitigação”. Traçam-se, mais uma vez, planos. Se fôssemos pessimistas, diríamos que, se o plano for gastar dinheiro do erário em estudos e pouco implementar, o melhor será utilizá-lo nos incêndios cada vez maiores e secas severas.

Mas como somos optimistas, parece-nos que os esforços dos parceiros da CIMRL, traduzidos em acções como a Estratégia Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas da Região de Leiria, poderão ter o potencial de “mitigar” o impacto das alterações climáticas.

Falta convencer a população do seu papel e mostrar que continuar com a actual má gestão do território, se não ambientalmente, pelo menos, economicamente, trará enormes prejuízos, quando poderíamos, todos, auferir de ganhos.