Editorial
Desafios em família
A infertilidade surge como um obstáculo imprevisto, que provoca frustrações e angústias
Para muitos casais, ter um filho representa a realização de um sonho, o culminar de um projecto de vida em comum. Mas nem sempre a realidade se encaixa com as expectativas. A infertilidade, tanto masculina como feminina, surge como um obstáculo imprevisto, que provoca frustrações, angústias e custos nem sempre acessíveis ao orçamento familiar. Segundo dados da Associação Portuguesa de Fertilidade, cerca de 300 mil casais em Portugal enfrentam essa dura realidade.
As causas são complexas e variadas e, apesar dos avanços na ciência, actualmente, uma em cada seis pessoas enfrenta problemas de fertilidade. Ultrapassar este contratempo exige muita determinação, coragem e apoio, como demonstram os vários testemunhos reproduzidos no trabalho de abertura deste jornal.
Enquanto alguns casais lutam para ter filhos, outros deparam-se com a realidade do coeficiente de inteligência elevado, um dom que, por vezes, se revela também um desafio para as famílias. Crianças sobredotadas, com capacidades intelectuais acima da média, sentem-se muitas vezes incompreendidas e pouco estimuladas no sistema de ensino tradicional. A sua sede de conhecimento exige um ritmo de aprendizagem acelerado e um ambiente que as prepare para os desafios do futuro.
Na revista dedicada ao Ensino, Emprego & Formação, que acompanha esta edição, damos a conhecer o programa de acompanhamento a crianças e jovens com capacidades acima da média para a idade, desenvolvido em Leiria, fruto de uma parceria entre o município, a Associação Portuguesa de Crianças Sobredotadas e a Escola Superior de Educação e Ciências do IPL.
Neste caderno especial, com vários temas em destaque, deixamos ainda algumas dicas aos estudantes que se preparam para a época de exames, revelamos os conselhos de responsáveis pela área de recursos humanos face às mudanças no mercado de trabalho e partilhamos a experiência de um professor especialista em videojogos que acredita no poder dos jogos e das técnicas de gamificação para melhorar os processo de aprendizagem nas escolas.