Editorial

Diferentes formas de cuidar 

10 nov 2022 10:14

A cooperação entre instituições públicas, autarquias e sociedade civil é possível e pode ser realmente transformadora

Cuidar, cuidar, cuidar. Uma palavra fácil de pronunciar e nem sempre simples de concretizar. À medida que o País vai envelhecendo, vamos dando conta do quanto é imperioso cuidar. Da educação, da saúde, do ambiente, mas sobretudo de quem nos está mais próximo. Do avô, da avó, do pai, da mãe, do vizinho do segundo esquerdo ou da reformada que nos faz companhia, embora à distância, na primeira bica da manhã.

Na edição desta semana, encontramos exemplos de diferentes formas de cuidar. Dos que fazem do verbo uma forma de vida aos que estão atentos às necessidades do outro por convicção. Dos que acreditam que fazendo o bem sem olhar a quem, estão a cumprir com a sua missão de deixar este mundo um pouco melhor. Encontramos também testemunhos de quem quase se esquece de viver, por amor a quem necessita de atenção e cuidados permanentes, e que, apesar disso, se sente desprotegido.

É verdade que hoje há apoios do Estado que não existiam há uns anos, mas a malfadada burocracia e as dificuldades de comunicação por parte de alguns funcionários públicos, continuam a criar barreiras, quando o objectivo seria derrubá-las.

Num outro plano, verificamos que a cooperação entre instituições públicas, autarquias e sociedade civil é possível e pode ser realmente transformadora. Veja-se o caso dos imigrantes timorenses que vieram para Portugal iludidos por falsas promessas de contratos de trabalho, que acabaram abandonados, nas ruas de Lisboa e também de Leiria, mas que foram rapidamente identificados, encaminhados para abrigos temporários e apoiados.

Tome-se ainda como exemplo o caso do projecto Sob o mesmo céu, desenvolvido no bairro da Quinta do Alçada, na União das Freguesias de Marrazes e Barosa, no concelho de Leiria, sob a liderança da associação InPulsar. As actividades foram dadas por concluídas no passado fim-de-semana, com a apresentação de um documentário que encheu a plateia do Teatro Miguel Franco. Para lá dos protagonistas inscritos na ficha técnica, neste pequeno filme ficaram condensadas também diferentes e inspiradoras formas de cuidar.