Opinião

Duas coisas

8 set 2016 00:00

Galway tem, como nós, cerca de 60.000 habitantes e é no seu movimento quotidiano muito parecida com Leiria. Tem uma Universidade e um Politécnico mas não tem, globalmente, mais alunos do que nós temos.

Duas coisas que não estão nos livros entre aquelas que eu aprendi estas férias. Fomos à Irlanda e fizemos uma volta completa à ilha. Vale tanto a pena que recomendo vivamente que o faça quem o possa fazer. Digo-vos isto só porque foi lá que aprendi duas coisas que quero partilhar convosco.

Primeira coisa: Galway, uma das duas cidades “Capital Europeia da Cultura” (CEC) em 2020. Um sítio acolhedor e simpático muito parecido com outros sítios igualmente acolhedores e simpáticos que conheço no Reino Unido, pela arquitetura, pelo colorido, pelas flores nas ruas e por uma espécie de zumbido frenético de pessoas nas esplanadas, a entrar e sair das lojas, a andar por ali sempre que um bocadinho de sol dá a tudo a extraordinária vivacidade de um sul muito distante...

Como traço de distinção, uma particular e cuidada atitude de disponibilidade para com os outros, um ser gentil e educado para além das formalidades, que caracteriza os irlandeses. Galway tem, como nós, cerca de 60.000 habitantes e é no seu movimento quotidiano muito parecida com Leiria. Tem uma Universidade e um Politécnico mas não tem, globalmente, mais alunos do que nós temos. Tem 300 agentes culturais activos: indivíduos; grupos e associações.

*Dramaturgo

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.