Opinião

Indústria 4.0 – “a” oportunidade?

2 fev 2017 00:00

squecendo a desorganização generalizada do evento, porventura em resultado de uma avalanche inusitada de participantes, ainda consegui ouvir o essencial que me interessava.

Tive a sorte de estar em Portugal na segunda- -feira passada, dia em que decorreu a apresentação da iniciativa Indústria 4.0 – Economia Digital, no IPL, em Leiria. Esquecendo a desorganização generalizada do evento, porventura em resultado de uma avalanche inusitada de participantes, ainda consegui ouvir o essencial que me interessava, como profissional emigrado e cidadão português interessado no futuro do meu próprio País.

Mas o saldo deste evento, a meu parecer, foi muito positivo e pode constituir um importante instrumento para recuperarmos algum atraso da nossa indústria no contexto europeu e, mesmo, mundial. O mesmo aconteceu, no passado, com as telecomunicações móveis quando, partindo de uma situação de muito atraso face à Europa, aproveitámos o que de melhor havia no sector e transformámo-nos num dos países mais avançados nesse domínio.

Estamos, agora, no início da 4.ª Revolução Industrial que, nas palavras (lidas na Internet) do secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, “…é a primeira revolução industrial em que a posição geográfica de Portugal não nos prejudica e os investimentos em infraestruturas tecnológicas, na ciência e na qualificação realizados neste país na última década nos permitem ambicionar liderar esta mudança”.

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo

*Economista