Opinião

Leiria, o mundo e a sua fragmentação

21 set 2018 00:00

Curiosamente, o que está subjacente ao conceito de globalização de Giddens não é a proximidade unificadora como se o mundo fosse plano, mas sim a sua fragmentação.

Em 1990, o sociólogo Anthony Giddens definiu a globalização como a “intensificação das relações sociais de escala mundial, relações que ligam localidades distantes de tal maneira que as ocorrências locais são moldadas por acontecimentos que se dão a muitos quilómetros de distância, e vice-versa.”

Curiosamente, o que está subjacente ao conceito de globalização de Giddens não é a proximidade unificadora como se o mundo fosse plano, mas sim a sua fragmentação. Sobretudo da actividade económica - consumidores, recursos, produção e cadeia de abastecimento.

A primeira fase de fragmentação mundial, segundo Richard Baldwin (2012), teve início no século XIX com a máquina a vapor (carvão) nos transportes marítimo e ferroviário.

A Revolução Industrial fez baixar o custo de produção, não só pela via da energia a vapor, mas também pela produção em larga escala. O fim do século XIX foi marcado pela explosão do comércio internacional, da migração do trabalho e da formação dos primeiros clusters industriais, sobretudo na Europa e nos EUA. A segunda fase de fragmentação produtiva à escala mundial deu-se a partir de meados dos anos 80 com as tecnologias de informação e comunicação (TIC).

As TIC permitiram que a complexa coordenação das actividades produtivas se tornasse possível à distância. Nesse sentido, a fragmentação internacional da produção permitiu às empresas serem lucrativas em regiões onde houvesse diferenças acentuadas na remuneração do trabalho.

A fragmentação económica do mundo tem atravessado três séculos e, neste exacto momento, a tendência dominante é tornar-se regional

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ