Opinião

Liderança sem formação?

26 nov 2015 00:00

É urgente que os gestores e empresários portugueses compreendam que sem formação nunca poderão ser líderes de referência, fontes de inspiração para os seus colaboradores e para os próprios cidadãos.

É possível termos bons líderes sem termos empresários com formação superior? Não, não é possível. Um bom líder é fundamental para a o sucesso das organizações. Liderar significa influenciar o comportamento de outros; ter a capacidade de promover uma actuação coordenada para atingir os objectivos da organização; ter a capacidade de conduzir as pessoas a envolver-se com entusiasmo em actividades para a concretização de objectivos. Um bom líder deve saber transmitir aos seus colaboradores que, ao atingirem os objectivos da organização, estão ao mesmo tempo a atingir os seus. O líder tem de ser capaz de tomar as decisões no momento certo e criar uma imagem de credibilidade e respeito junto dos seus colaboradores. Sem formação é quase impossível levar acabo todas estas funções.

As baixas qualificações dos empresários e gestores de portugueses são, sem margem para dúvidas, um dos principais entraves à competitividade e desenvolvimento do próprio país. A maioria dos empresários tem baixas qualificações, mesmo mais baixas que os seus próprios trabalhadores. De acordo com o INE, os empresários sem ensino secundário eram de 81% enquanto que na União Europeia a 27 é de 28%. A percentagem de empresários com formação superior é de apenas 9% em Portugal enquanto na União Europeia é três vezes superior. Os números são claros: temos empresários com baixas qualificações. Sem formação nas áreas da gestão de recursos humanos, marketing, estratégia e línguas estrangeiras, como o inglês, não é possível às empresas nacionais serem competitivas no mercado global.

Aos líderes são colocados desafios muito diferentes dos que tinham no passado. Não basta serem técnicos excepcionais, têm de ter a capacidade de interpretar as mudanças e retirar delas o melhor proveito possível para a organização que lideram. Um líder hoje deve saber desenvolver a visão, ter pensamento estratégico, saber comunicar, motivar, ter habilidade de unir pessoas, capacidade de adaptação, disciplina, capacidade de se relacionar e inspirar os seus colaboradores. Ser líder hoje significa desenvolver competência e talento dos seus colaboradores e saber dar o exemplo. O líder tem de coerente para manter a sua credibilidade. Não pode dizer uma coisa e fazer outra…como todos os dias ouvimos nos noticiários.

É urgente que os gestores e empresários portugueses compreendam que sem formação nunca poderão ser líderes de referência, fontes de inspiração para os seus colaboradores e para os próprios cidadãos. Não podem exigir mais sacrifícios aos colaboradores se não souberem explicar muito bem a razão dos mesmos, se não demonstrarem que, no futuro, os sacrifícios não são em vão. Devem, não só procurar formação, com proporcionar aos seus colaboradores formação ou, pelo menos, não os impedirem de a ter. Empresas com líderes e colaboradores sem formação são sinónimo de insucesso, de baixos níveis de produtividade, elevada rotatividade e absentismo.