Opinião

Yes, Obama did

27 jan 2017 00:00

Barack Obama tornou-se presidente americano no auge da crise financeira do subprime e no final do seu segundo mandato foram gerados mais de 11 milhões de novos empregos

No dia que o novo presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, começa a por em prática uma agenda que levará a uma regressão civilizacional importa relembrar o seu antecessor, que mesmo muito criticado e tendo cometidos importantes erros, deixa um legado difícil de igualar.

Barack Obama tornou-se presidente americano no auge da crise financeira do subprime e no final do seu segundo mandato foram gerados mais de 11 milhões de novos empregos, a taxa de desemprego caiu de 11% para menos de 5% e deixou a economia americana com um crescimento económico de 3,5% no último trimestre de 2016.

Obama foi crucial para resgatar a indústria automóvel, a banca e seguros americanos. O principal índice bolsista americano, Dow Jones cresceu mais de 140%. E não menos importante criou um sistema de saúde, ObamaCare, que permitiu a cerca de 20 milhões de americanos ter acesso a serviços de saúde básicos que até então não tinham.

Na política internacional foi o principal responsável pelo acordo nuclear Iraniano que pode ter evitado uma nova guerra no Médio Oriente. Importa também referir o restabelecimento das relações de Washington com Cuba e a retirada da maioria dos militares no Iraque e Afeganistão.

*Professor e Investigador
Texto escrito de acordo com a nova ortografia

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.