Opinião

Música | Os discos que estão a fazer 2021

28 ago 2021 20:00

Continuando no encalço dos lançamentos discográficos de 2021, perdemo-nos esta semana, por mais uma mão-cheia de grandes discos que têm ganho preponderância e admiração nas escutas caseiras

King Gizzard & The Lizard Wizard – L.W + Butterfly 3000 
Com mais de 20 discos lançados em dez anos de carreira, os King Gizzard & the Lizard Wizard são uma das mais inventivas formações musicais da actualidade. Do rock à electrónica, do jazz ao metal, já lançaram álbuns de todos os géneros musicais e continuam a lançar discos como se não houvesse amanhã e, neste ano de 2021, já saíram dois. Começaram em Fevereiro com o terceiro volume da série “Explorations into Microtonal Tuning” a que chamaram pura e simplesmente L.W. e acabaram de lançar “Butterfly 3000”, que se assume como um dos trabalhos mais pop, mas mantêm toda a estrela criativa única desta formação australiana. 

Liars – The Apple Drop 
Já contam com duas décadas de experimentação onde desde o punk à electrónica já provaram que conseguem ser tão imprevisíveis quanto deliciosamente irrequietos. Acabaram de lançar um disco que, depois das primeiras audições, surpreende pela forma como sintetizam grande parte do seu trajecto de exploração de formas e conteúdos para canções. Que belíssimo regresso este. Só falta voltarem também com os seus concertos sempre memoráveis. 

Noga Erez - Kids
Tem tudo para explodir esta israelita que alia o rap ao formato pop de canção e que tem em “Kids” o seu segundo longa-duração lançado pela City Slang. Sempre acompanhada pelo excelente produtor Rousso, consegue criar letras com uma noção social e política assinalável e cuidada ao detalhe da sua imagem e da sua persona arrebatando completamente em actuações ao vivo e em vídeos. Podemos estar perante um nome que tem tudo para surpreender como uma Rosalia o fez há uns anos. Oiça-se “End Of The Road” ou “Views” e, facilmente, se pode prever que há aqui matéria para um sucesso global alicerçado em grandes canções e na sua figura icónica. 

Sufjan Stevens & Angelo de Augustine - A Beginner's Mind 
A receita para esta parceria era simples. Juntaram-se numa temporada em residência, numa cabana, com o propósito de passarem os serões a reverem filmes de que gostavam e os dias seguintes a comporem temas inspirados no filme, que tinham acabado de ver na noite anterior. Em duas semanas, saíram mais de uma dúzia de temas a partir de filmes como "Night Of The Living Dead", "Silence Of The Lambs", "Point Break", "All About Eve.", "The Thing" ou "Wings Of Desire" e, pelas duas amostras que já se conhecem (o disco só sairá no final de Setembro), vem aí um dos melhores trabalhos de 2021. Atrevemo-nos a dizer, com um Sufjan Stevens ao nível de “Carrie & Lowell”.