Opinião

O antropoceno não vai lá com ibuprofeno

27 fev 2022 18:37

Ao deus Dará

As alterações climáticas. O degelo. O buraco no ozono. As emissões de CO2. A seca. A fome. A violência doméstica. A exploração infantil. O racismo. A xenofobia. A ausência de liberdade. O capitalismo. A febre do crescimento. A extinção de espécies. A mulher nalgumas arábias. As crianças soldados. O terrorismo. A delapidação da natureza. O plástico na barriga dos cetáceos. A mutilação genital. Os apedrejamentos na praça publica. A pena de morte. As injustiças. A pobreza. Os sem abrigo. A precariedade. A pedofilia. O extremismo. A bipolarização. Os bombistas. O bullying. A homofobia. A desinformação. Os trilionários. As touradas. A Coreia do Norte. A Venezuela. O Sudão. O Trump. O Assad. O Bolsonaro. A Monsanto. Os atentados. As armas. A corrupção.As teorias da conspiração. O fascismo. O Hitler. Os terraplanistas. Os negacionistas. Os anti vacinas. Os anti democracia... E já para não falar da Maria Leal ou das pessoas que fazem e compram fruta descascada embalada. 

E, depois disto tudo e de mais alguma coisa que me tenha esquecido, ainda levámos com uma pandemia global durante dois anos, parte deles fechados em casa cheios de cagufa, longe das famílias, sem saber se haveria ventiladores ou buracos suficientes para nos meterem. Um caos onde se dizia esperançosamente que ia ficar tudo bem e agora é isto? Depois de milhões de mortos por causa de um vírus altamente transmissível temos os desejos imperialistas por parte de um povo que organiza casamentos com mais mortes do que as que os tractores provocam anualmente, ainda vamos ter de gramar com uma guerra liderada por um palhaço contra um humorista?  Na Europa? (Sim, porque, como sabem, a vida humana do Médio Oriente vale menos do que a de cá.) Uma guerra em directo pelo controlo de uma cidade governada por um pugilista? Bem sei que a realidade supera sempre a ficção mas não sei se esta realidade não anda metida nos ácidos. Isto é que é o tudo bem que ia ficar? Viver como funambulistas por cima de ogivas nucleares? Despeçam-se todos os futurologistas, por favor. E despeçam os meus pais também, que ninguém me preparou para isto. 

Pessoal, não há grande coisa a fazer, a morte é perigosa mas o Homem é pior. E esqueçam as sanções, os tweets, as manifs, os cocktails molotov ou mesmo os tiros de bazuca que isto do antropoceno só vai lá com muitos barbitúricos misturados com vodca e mesmo assim não sei.