Opinião

O que nos faz felizes

15 dez 2016 00:00

A felicidade constitui tema de investigação sobretudo nos últimos anos.

Partindo do vídeo "O que torna uma vida boa? Lições do estudo mais longo sobre a felicidade", disponível na internet, uma aluna da Associação Sénior SEMPRAUDAZ, apresentou um excelente trabalho numa aula de Psicologia, o que me sugeriu a escrita do presente texto. Mas o que é a felicidade? Poderemos dizer que se trata essencialmente de um sentimento, naturalmente subjetivo, que, podendo ser vivido intensamente, não o pode ser em permanência, nem em plenitude. Não seremos, portanto, felizes para sempre, nem total e permanentemente felizes, mas poderemos e devemos procurar e conseguir momentos de felicidade. Até, e sobretudo, pelas implicações múltiplas que este sentimento tem nas nossas vidas.

A felicidade constitui tema de investigação sobretudo nos últimos anos. Aquele que será o primeiro estudo sobre este tema data de 1938, é da responsabilidade da Universidade de e iniciou-se com mais de 700 pessoas entre estudantes universitários e moradores de bairros pobres de Boston. O estudo continua na atualidade com os filhos dos participantes (e alguns elementos da amostra inicial ainda vivos), num total de mais de 2000 participantes, avaliando, ao longo da vida, o seu estado mental, físico e emocional.

Os dados recolhidos e estudados são apresentados pelo atual diretor da pesquisa, R. Waldinger, permitindo concluir que vivem mais felizes e mais saudáveis e durante mais tempo as pessoas: com relacionamentos próximos; com relacionamentos de qualidade (e não apenas em quantidade); com relações estáveis e de apoio mútuo. De realçar ainda a importância de estabelecer laços especialmente com quem se tem algum conflito. Não é portanto nem o ter fama (ainda que possa haver famosos felizes…), nem o ter dinheiro, que trazem por si o sentimento de felicidade.

*Psicólogo
*Texto escrito de acordo com a nova ortografia

Leia mais na edição impressa ou torne-se assinante para aceder à versão digital integral deste artigo.