Opinião

Pontes da educação não formal com a educação formal e informal

2 fev 2017 00:00

A escola constitui-se como contexto formal de educação, com parametrização de conteúdos, métodos, procedimentos de organização e estratégias de avaliação.

Os contextos sociais de educação das crianças e jovens são bastante distintos. A família é, sem dúvida, ambiente privilegiado para a formação e, tradicionalmente, atribui-se à escola a tarefa de educar. A mera atribuição à escola da tarefa educativa não é consensual, multiplicando-se os debates sobre a quem compete a educação, por oposição à instrução ou à formação.

A escola constitui-se como contexto formal de educação, com parametrização de conteúdos, métodos, procedimentos de organização e estratégias de avaliação. O formalismo da escola, com o seu caráter institucional, contrasta claramente com outros contextos que contribuem para o desenvolvimento dos indivíduos.

Os jovens frequentam e participam em inúmeras atividades que podem facilmente ser identificados como contextos educativos. Aulas de educação musical, atividades desportivas, diferentes tipos de atividade recreativa são palcos privilegiados para a educação física, para a construção de personalidades, para a estimulação de interesses e consequente desenvolvimento intelectual.

O reconhecimento do caráter educativo destas atividades é a consequência da percepção desenvolvida durante o último século de que a educação de um indivíduo deve ser encarada de forma sistémica, integrando todas as componentes da sua vida que contribuem para o seu desenvolvimento.

Torna-se, assim, evidente que a educação não-formal tem vindo a ganhar um peso importante nos contextos educativos da sociedade e que, por isso mesmo, deve ser estudada, entendida e debatida.

*Secretário de Estado da Educação
*Texto escrito de acordo com a nova ortografia