Opinião

Prescrever um Livro

24 mai 2018 00:00

Existem três listas de livros disponíveis: Livros para Condições de Saúde Geral e Mental, Livros para Demência e Leitura para os Jovens.

Facilmente nos contagiamos pela alusão de Umberto Eco: «A leitura é uma necessidade biológica da espécie. Nenhum ecrã e nenhuma tecnologia conseguirá suprimir a necessidade de leitura tradicional».

Partindo desta premissa, releve-se o plano vanguardista que vigora há já vários anos no Reino Unido, designado de Reading Well – Books on Prescription, um inovador e ousado projecto que tem por desígnio o uso da leitura para potenciar a saúde e o bem-estar.

O esquema é endossado por profissionais de saúde e apoiado por bibliotecas públicas em toda a Inglaterra. Existem três listas de livros disponíveis: Livros para Condições de Saúde Geral e Mental, Livros para Demência e Leitura para os Jovens.

Todos foram validados empiricamente por profissionais e investigadores nas áreas das saúde, tendo sido testados por pessoas com experiência em vivenciar as condições sobre as quais versam as obras indicadas – saúde geral, fadiga, dor, problemas de sono, saúde mental e bemestar, artrite, problemas gastro-intestinais, problemas respiratórios, diabetes, problemas cardio-vasculares, suporte para cuidadores, hiperactividade, stress, ansiedade e pânico, autismo, perturbações do comportamento alimentar e imagem corporal, bullying, auto-estima e confiança, depressão, perturbações do humor, obsessões-compulsões, comportamentos autoagressivos, demência, entre outras condições de âmbito psicossocial.

Um médico de clínica geral ou outro profissional de saúde, pode disponibilizar um folheto de leitura e recomendar, um ou mais dos títulos, existentes no formulário de acompanhamento. E os livros encontram-se disponíveis para empréstimo em qualquer biblioteca local, onde o leitor poderá dirigir-se, com garantia de confidencialidade e suporte por parte dos agentes bibliotecários, com formação neste modelo de prescrição liter&aa

Este conteúdo é exclusivo para assinantes

Sabia que pode ser assinante do JORNAL DE LEIRIA por 5 cêntimos por dia?

Não perca a oportunidade de ter nas suas mãos e sem restrições o retrato diário do que se passa em Leiria. Junte-se a nós e dê o seu apoio ao jornalismo de referência do Jornal de Leiria. Torne-se nosso assinante.

Já é assinante? Inicie aqui
ASSINE JÁ