Opinião

Que Paz queremos?

12 set 2025 11:24

E Xi Jinping aceita lançar esta frase com estes “amigos”? Queres maior hipocrisia que esta? De que lado está nesta guerra?

Meu Caro Zé. Quando pensei escrever-te centraria a minha informação numa frase de Xi Jinping que transcrevo: “A Humanidade enfrenta novamente a escolha entre a Paz e a Guerra, o Diálogo e o confronto, resultados em que todos ganham ou jogos de soma zero”. Quem não subscreve esta frase?

Só que ela é dita tendo a seu lado Putin e Kim Jong-il, que assim, implicitamente, aparecem como seus “parceiros” nesta frase.

Mas, na atual circunstância, designadamente no que se passa na Ucrânia, quem lançou a guerra? Quem, depois de assinar um acordo de transferência das armas nucleares sediadas na Ucrânia (na altura seria a 3ª potência nuclear atrás da Rússia e dos Estados Unidos), invadiu o país cujas fronteiras aceitou e que aceitou socorrer em caso de agressão nuclear? Putin teria invadido a Ucrânia se esta mantivesse as armas nucleares?

Não esquecer, entretanto, que tropas de Kim Jong-il também estão envolvidas na agressão à Ucrânia.

E Xi Jinping aceita lançar esta frase com estes “amigos”? Queres maior hipocrisia que esta? De que lado está nesta guerra? (Está bem visto o que entende por Paz e, sobretudo, por diálogo).

Ou será que tem em vista justificar o Tibete (no passado) e Taiwan (no futuro)?

Mas não quero continuar sem chamar a atenção para uma entrevista dada por uma vítima italiana da tragédia do elevador da Glória.

Depois de relatar como viu os bombeiros chegar e elogiar o modo como tinham atuado, é, de imediato, solicitada pelo entrevistador a responder à pergunta (e cito): “O que é que há na falta de prevenção também neste caso?”. Eis a sua resposta: “Quando estas tragédias ocorrem há sempre um erro humano algures, erro que também pode ser a falta de prevenção, ou seja, se eu corro depois do terramoto e tento salvar as pessoas, se essas pessoas não estivessem lá teria sido melhor. Ontem, aqui, fizeram um trabalho inacreditável para tentar salvar o maior número possível de vidas e também vi, no hospital, como se comportaram, realmente louvável…”.

Comparando as situações, quem tem espírito de Paz? Xi Jinping, o repórter ou a italiana com o “braço ao peito”.

É uma questão a que todos e cada um de nós tem de responder.

Até sempre

Texto escrito segundo as regras do Novo Acordo Ortográfico de 1990